FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 03 Jul 2016

Recontro de Valdevez recriado de 8 a 10 de julho em Arcos de Valdevez

Entre os dias 08 e 10 de julho, o Recontro de Valdevez, que aconteceu em 1141, ganha vida numa recriação histórica em Arcos de Valdevez. […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Entre os dias 08 e 10 de julho, o Recontro de Valdevez, que aconteceu em 1141, ganha vida numa recriação histórica em Arcos de Valdevez. Naquele ano, recorde-se, os exércitos de Afonso Henriques, futuro primeiro rei de Portugal, e os de seu primo Afonso VII de Leão e Castela encontram-se no Vale do Rio Vez, protagonizando um dos momentos mais importantes da fundação da nacionalidade, o Recontro de Valdevez. Esta espécie de contenda/torneio medieval evitou uma batalha quase certa que deu uma importante vantagem aos portucalenses e às ambições autonomistas do seu jovem monarca.
Agora, 875 anos mais tarde, o município de Arcos de Valdevez leva a efeito uma recriação histórica do Recontro de Valdevez. João Manuel Esteves, autarca local, assegura que “a vila minhota recorda esse momento referencial da Fundação da História Portuguesa, utilizando para o efeito o cenário do Paço de Giela”. O responsável afirma que este “Monumento Nacional recentemente reabilitado acolherá uma verdadeira viagem à idade média e ao século XII” e diz ainda que os arcuenses querem “aproveitar este orgulho na nossa História, para construir um futuro que dignifique Arcos de Valdevez e Portugal”.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts