FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 11 Ago 2016

Câmara de Viana e Junta de Darque prestam homenagem a Maria Arminda Maciel “Taipeira”

Esta sexta-feira, pelas 18h30, a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Junta de Freguesia de Darque prestam homenagem a Maria Arminda Maciel “Taipeira”. […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Esta sexta-feira, pelas 18h30, a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Junta de Freguesia de Darque prestam homenagem a Maria Arminda Maciel “Taipeira”. O momento acontece em Darque, na Avenida Dr. Carteado Mena, n. 97. A cerimónia integra a colocação de uma placa no edifício homenageando assim um dos nomes que mais contribuiu para que a tradição dos gigantones e cabeçudos de Viana do Castelo atingisse o relevo que hoje é conhecido. Araújo Soares, por exemplo, retratou esta mulher durante o desfile, altura em que esta se destacava por organizar e dirigir o grupo de cabeçudos e gigantones com uma vergasta.
De lembrar que o cortejo histórico-etnográfico da edição de 2016 da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia tem como tema central “Gigantones e Cabeçudos – Património Cultural Europeu”. Trata-se de um dos quadros mais emblemáticos da romaria, que começa no próximo dia 19 de agosto com o desfile da mordomia e com a primeira revista de gigantones e cabeçudos, descrita no programa da romaria como “atraente número, rico de movimento e esfuziante alegria” e onde “os grupos de Bombos e Zés P’reiras prestam a sua vassalagem aos Gigantones e Cabeçudos”.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts