FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 11 Ago 2016

Romaria d’Agonia: Bilhetes para o cortejo à venda, Festa do Traje com entrada gratuita

Já estão à venda os bilhetes para o Cortejo Histórico e Etnográfico da Romaria d’Agonia, que acontecerá na tarde do domingo da festa, 21 de […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Já estão à venda os bilhetes para o Cortejo Histórico e Etnográfico da Romaria d’Agonia, que acontecerá na tarde do domingo da festa, 21 de agosto. Segundo a organização, os ingressos estão disponíveis na Bilheteira da Porta Mexia Galvão, na Casa Carneiro e na tabacaria Ciso.
O cortejo das festas é, segundo a organização, “um verdadeiro museu vivo”, envolvendo sempre mais de 3.000 figurantes, que através de uma centena de quadros e dezenas de carros alegóricos formam um espetáculo único, aliando a história à etnografia para mostrar o melhor de Viana do Castelo e manter vivos os usos e costumes. Durante as mais de duas horas de desfile, vários números motivam a participação de quem assiste, como a já ‘tradicional’ disputa pelo copo de vinho servido em pleno andamento, pelo pedaço de broa típica ou os sempre habituais pedidos do público para o “beijinho” dos noivos.
Este ano a Festa do Traje da Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia terá entrada gratuita, como confirmou à Geice a presidente da Vianafestas, Maria José Guerreiro. Mais uma vez, a festa acontece no Centro Cultural de Viana do Castelo.
A Festa do Traje é “uma lição de história e cultura, mas na forma de divertimento, por entre muita dança e música”. Junta a beleza e riqueza de todos os detalhes do traje típico de Viana do Castelo ao rigor de uma cuidadosa explicação dos homens e mulheres mais conhecedores do assunto, num quadro ímpar, de homenagem à etnografia e ao folclore do Alto Minho, em que os curiosos e amantes da tradição são desafiados a perceberem a origem e história dos usos e costumes associados ao traje e, a arte de bem trajar e ‘ourar’ pela genuína moça de Viana.
A Romaria d’Agonia acontece dias 19, 20 e 21 de agosto.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts