FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 10 Set 2016

Morreu artista que criou Monumento ao 25 de Abril em Viana e o Cervo de Vila Nova de Cerveira

Morreu este sábado o artista José Rodrigues, que criou o Monumento ao 25 de Abril, que ocupa a Praça da Liberdade de Viana do Castelo. […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Morreu este sábado o artista José Rodrigues, que criou o Monumento ao 25 de Abril, que ocupa a Praça da Liberdade de Viana do Castelo. O escultor e artista plástico português estava internado há cerca de uma semana e morreu pelas 9 horas deste sábado, no hospital da CUF, no Porto, aos 79 anos de idade.
José Rodrigues nasceu em Luanda, Angola, a 28 de outubro de 1936. Fez o curso na Escola Superior de Belas Artes, no Porto, cidade onde se radicou.
Recorde-se que o Monumento ao 25 de Abril foi inaugurado na capital do Alto Minho na noite de 24 para 25 de Abril de 1999, para celebrar o 25º aniversário da “Revolução dos Cravos”. O monumento feito em chapa de aço, coberta por uma camada exterior ferruginosa que o protege da corrosão, mede 16 metros de altura e 7,5 de largura. Na cidade Princesa do Lima criou também a estátua do Caramuru, que está instalada na Praça da República.
O mestre tinha ainda ligações com Vila Nova de Cerveira, onde recuperou o Convento de São Paio.  Na localidade, para além de ajudar a promover a Bienal de Arte de Vila Nova de Cerveira, deixou vários exemplos de trabalho, como é o caso da estátua do cervo que do alto dos montes observa o concelho.
 

Imagem monumento: Olhar Viana do Castelo

Outras imagens: Google

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts