FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 19 Set 2016

Câmara de Cerveira apoia voluntários que preservam mancha verde de Covas

Com o objetivo de ajudar a preservar a ampla mancha verde que carateriza a freguesia de Covas, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Com o objetivo de ajudar a preservar a ampla mancha verde que carateriza a freguesia de Covas, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai conceder um subsídio excecional à Associação de Defesa do Património Florestal – ULC – Unidade Local de Covas para aquisição de um equipamento adequado para continuar a desenvolver o serviço em prol do território e das pessoas.
Em reunião de Câmara, a autarquia cerveirense decidiu apoiar a Unidade Local de Covas considerando o relevante serviço prestado pela associação e as dificuldades sentidas para a aquisição de equipamento. Fernando Nogueira, autarca de Cerveira, afirma que a Unidade Local de Covas é um exemplo a seguir e, pela forte componente na prevenção de incêndios, deveria ter réplicas a nível nacional.
O caso mais recente de ação da Unidade foi no passado mês de agosto, durante o incêndio que deflagrou na freguesia de Rubiães/S. Martinho de Coura, e que atingiu os lugares de Ledo e Vilarinho, em Covas, para além das freguesias limítrofes dos concelhos de Ponte de Lima e de Caminha, onde teve maior intensidade.
A ULC é uma iniciativa pioneira e única no distrito de Viana do Castelo criada em 2010 pela Junta de Freguesia de Covas, mas que entretanto deu lugar a uma associação, com personalidade jurídica. Trata-se de uma equipa de voluntários para apoio a ações de proteção civil, destacando-se entre as diversas funções, a defesa da floresta contra incêndios com ações de vigilância, apoiando na primeira intervenção e, se necessário, na fase de rescaldo, tendo em conta que a freguesia situa-se a 15 quilómetros da sede do concelho.
Esta unidade da proteção civil – Unidade Local de Covas (ULC) é constituída por cerca de 15 voluntários, todos residentes na freguesia e, cujos elementos obtiveram formação na área dos incêndios florestais. Esta equipa encontra-se equipada com Kit de 1ª Intervenção e viatura de todo-terreno, sendo ainda auxiliada por trator florestal equipado com cisterna de 4000 litros, uma viatura pesada de combate a incêndios com capacidade de 3000 litros e uma viatura para transporte.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts