FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 15 Set 2016

Câmara de Cerveira cria “Jardim Mestre Zé Rodrigues” para homenagear artista

Pela dedicação e ligação íntima ao concelho, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira aprovou, por unanimidade, a atribuição do nome do mestre José […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Pela dedicação e ligação íntima ao concelho, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira aprovou, por unanimidade, a atribuição do nome do mestre José Rodrigues ao espaço ajardinado à entrada na vila, onde se encontra a escultura ‘O Esforço’, da autoria do artista recentemente falecido. Nasce assim o “Jardim Mestre Zé Rodrigues – Escultor – 1936/2016”, como forma de reconhecimento e homenagem póstuma.
Fernando Nogueira, autarca cerveirense, considerou que “a pessoa e a obra do Mestre José Rodrigues estão eternamente ligadas a Vila Nova de Cerveira, e este ato simbólico representa um contributo para a recordação e preservação da memória do Homem e Artista nos dias de hoje e para as novas gerações”.
Depois de ter decretado dois dias de luto municipal (10 e 11 de setembro), com o hastear da bandeira do Município a meia-haste nos Paços do Concelho, a autarquia cerveirense aprovou também, na reunião de vereação, um Voto de Pesar pelo falecimento do Mestre José Rodrigues, guardando um minuto de silêncio em sua memória.
José Rodrigues foi um dos propulsores das Bienais Internacionais de Arte de Vila Nova de Cerveira e um dos sócios-fundadores da Fundação Bienal de Arte de Cerveira. Com um vasto e rico currículo de âmbito nacional e internacional, o Mestre é reconhecido também pelas suas inúmeras esculturas públicas que se encontram espalhadas por Portugal e no estrangeiro, sendo o autor de três símbolos escultóricos que embelezam Vila Nova de Cerveira: “O Cervo”, imponente escultura que se encontra no Monte da Encarnação e que todos associam à ‘Vila das Artes’; o “Esforço”, que se encontra junto ao centro da vila; e as “Navegações” junto à margem do rio Minho; para além do espólio aberto ao público no Convento S. Paio.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts