Esta quarta-feira, pelas 15 horas, um exercício vai simular um golpe de mar e reboque de embarcação na barra de Viana do Castelo. Raúl Risso, comandante da Capitania do Porto de Viana do Castelo, explicou que o exercício quer “reforçar os meios e os homens que estão preparados para socorrer embarcações de pesca nas entradas e saídas dos portos”, numa iniciativa que vai envolver a Cruz Vermelha, os serviços municipais da Proteção Civil de Viana do Castelo, a Estação Salva-Vidas vianense, a Capitania e o comando local da Polícia Marítima, num total de vinte pessoas.
No exercício vão colocar uma embarcação costeira a sofrer um golpe de mar à entrada da barra, o que vai atirar dois homens para o mar. “A partir daí vão ser despoletadas uma série de situações, que vai chamar todas as entidades para socorrer estes dois homens”, indicou o comandante, explicando que também vão simular o reboque da embarcação.
O responsável revelou que este exercício é de certificação do plano de emergência na barra de Viana do Castelo, à semelhança do que está a ser promovido ao longo de todo o país. “A Autoridade Marítima Nacional tem tido um grande cuidado em certificar estes planos”, revelou.
Este exercício vai servir para testar “a forma como estamos preparados para gerir este tipo de situações em Viana do Castelo, e a forma como as entidades se vão articular em termos de comunicações”.