FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 06 Set 2016

Exposição em Cerveira recorda escolas primárias e recria sala de aula do Estado Novo

Em Vila Nova de Cerveira, abriu ao público esta semana a exposição “Escolas Primárias – Espaços de Memória”, do Arquivo Municipal, onde se apresenta um […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Em Vila Nova de Cerveira, abriu ao público esta semana a exposição “Escolas Primárias – Espaços de Memória”, do Arquivo Municipal, onde se apresenta um conjunto de informação histórica associada a estes espaços de aprendizagem, complementada com a recriação de uma sala de aula do Estado Novo.
A exposição visa dar uma perspetiva sobre o ensino e os estabelecimentos escolares existentes em Vila Nova de Cerveira desde finais do século XIX até à implementação do Plano dos Centenários, projeto de construção de escolas em larga escala, levado a cabo pelo Estado Novo em Portugal, entre 1941 e 1969.
A mostra contém diversos documentos manuscritos e bibliográficos, registos fotográficos da época e outra documentação recolhida no Arquivo, junto da população e nos próprios edifícios das antigas escolas primárias existentes em todas as freguesias. O fator de interatividade e curiosidade desta mostra surge com a recriação de uma sala de aula do Estado Novo, com a secretária da professora e do aluno, os mapas, o crucifixo e os quadros do Presidente da República e do Primeiro-Ministro, a lousa, as sebentas e uma palmatória, entre outro material.
Esta iniciativa permite, por um lado, que os menos jovens façam uma viagem no tempo para recordar o seu percurso escolar, com os momentos bons e os menos bons e, por outro lado, apresenta-se aos mais jovens como uma fonte de conhecimento e exploração de conceitos de aprendizagem.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts