Os caminhenses já podem escolher, até 14 de outubro, os projetos que querem ver desenvolvidos no concelho, no âmbito do Orçamento Participativo 2016. Teve início esta segunda-feira a escolha dos projetos do orçamento e a votação pode ser feita na Câmara Municipal, no Gabinete de Apoio ao Munícipe em Vila Praia de Âncora ou em cada uma das freguesias, sendo que cada cidadão maior de 16 anos pode votar em dois projetos.
A população pode escolher entre 19 projetos que dizem respeito às freguesias de Caminha, Vilarelho, Moledo, Vila Praia de Âncora, Riba de Âncora, Vilar de Mouros, Lanhelas, Seixas, Âncora, Gondar e Orbacém, Venade e Argela. Os projetos a votação são: Execução do projeto do Cais da Rua Sul – União das freguesias de Caminha e Vilarelho (65 mil euros); Requalificação da Rua D. Urraca – União das freguesias de Caminha e Vilarelho (65 mil euros); Recuperação do moinho de Vento do Carvoeiro – União das freguesias de Moledo e Cristelo (65 mil euros); Pavimentação do Estradão do Montanhão – União das freguesias de Moledo e Cristelo e União das freguesias de Caminha e Vilarelho (65 mil euros); Requalificação da Rua 13 de fevereiro – Vila Praia de Âncora (60 mil euros); Recuperação do Monte Calvário – Vila Praia de Âncora (65 mil euros); Homenagem às Crianças (construção de monumento) – Vila Praia de Âncora (30 mil euros); Forno comunitário (Do Campo à Mesa) – Riba de Âncora (45 mil euros); Aquisição de máquina retroescavadora – Riba de Âncora (65 mil euros); Aquisição de carrinha com grua – Riba de Âncora (55 mil euros); Rede WI-FI e postos internet gratuitos – freguesias de Seixas, Lanhelas e Vilar de Mouros (65 mil euros); Parque Infantil – Vilar de Mouros (40 mil euros); Beneficiação do Jardim de Infância de Âncora – Âncora (65 mil euros); Parede de Escalada – Lanhelas (50 mil euros); Requalificação da casa das Pedras Ruivas – Seixas (65 mil euros); Requalificação do caminho da Aldeia – União das freguesias de Gondar e Orbacém (65 mil euros); Aquisição de duas viaturas e equipamento para a unidade de apoio domiciliário de Gondar e Orbacém – União das freguesias de Gondar e Orbacém (65 mil euros); Requalificação do parque de merendas junto ao rio Âncora – União das freguesias de Gondar e Orbacém (65 mil euros); e Requalificação do caminho entre Argela e Venade (Colarinha e Aldeia Nova) – União das freguesias de Venade e Azevedo e Argela (65 mil euros).
Estes projetos decorrem da vontade dos caminhenses que participaram nos encontros de participação que decorreram no mês de junho. A votação está aberta a todos os cidadãos maiores de 16 anos que possuam uma relação com o concelho e que tenham interesse no seu desenvolvimento (residentes ou não no concelho). A votação é presencial e decorre na Câmara Municipal de Caminha, de segunda a sexta-feira e ao sábado da parte da manhã, e no Gabinete de Apoio ao Munícipe em Vila Praia de Âncora, de segunda a sexta-feira. Contudo, à semelhança do que aconteceu durante a votação do Orçamento de 2015, a Câmara Municipal também vai disponibilizar uma viatura itinerante para percorrer as freguesias do concelho das 17h30 às 19h30.