Entre domingo e segunda-feira, a Feira do Garrano e as corridas de cavalos prometem animar Portela de Alvite. A feira tradicional naquela área de montanha que divide as freguesias de Merufe, em Monção, e Sistelo, em Arcos de Valdevez, tem como finalidade a promoção do mundo rural e a valorização dos usos e costumes da região.
A Feira Tradicional Interfreguesias da Portela de Alvite acontece pela 12ª vez e pretende defender as tradições e costumes ancestrais e valorizar a identidade rural em áreas de montanha. Marcada para dias 11 e 12 de setembro, no recinto da feira do gado, o certame dedicado ao mundo rural compreende feira do garrano, concurso de gado (barrosã, cachena e minhota), corridas de cavalos, noite de rusgas, e atuação do grupo “Sons da Terra”, na segunda-feira, com início às 16h00.
O programa engloba ainda um festival de folclore, a partir das 15h00 de domingo, com a presença do Grupo Folclórico Lavradeiras de São Pedro de Merufe, Grupo de Danças e Jogos Tradicionais de Sistelo, Rancho Folclórico “Os Moleirinhos do Gadanha” e Rancho Folclórico “Estrelas do Norte”, de Gonduriz.
O espaço, que divide os concelhos de Monção e Arcos de Valdevez, enche-se de expositores com material agrícola e tasquinhas com petiscos tradicionais e vinhos da região, sendo muito procurado pelos comerciantes de gado de vários pontos da região minhota.
A Feira Tradicional Interfreguesias da Portela de Alvite é organizada pela Associação de Desenvolvimento Integrado de Portela de Alvite e conta com a colaboração das autarquias de Monção e Arcos de Valdevez e Juntas de Freguesia de Merufe e Sistelo.