FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 15 Set 2016

Obras nas escolas Frei Bartolomeu dos Mártires e EB 2/3 de Barroselas vão custar “6 a 7 milhões de euros”

O valor global das obras de requalificação nas escolas Frei Bartolomeu dos Mártires e EB 2/3 de Barroselas deverá rondar os 7 milhões de euros, […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O valor global das obras de requalificação nas escolas Frei Bartolomeu dos Mártires e EB 2/3 de Barroselas deverá rondar os 7 milhões de euros, segundo o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo. José Maria Costa explicou, no final da reunião de executivo desta quinta-feira, que “tivemos oportunidade de assinar [na segunda-feira] os acordos de colaboração com o senhor Ministro da Educação das obras que estavam mapeadas no âmbito do Portugal 2020”, indicando que “para Viana do Castelo as nossas prioridades são a Escola Frei Bartolomeu dos Mártires e a EB 2/3 de Barroselas”. Segundo o socialista, este acordo garante que o Ministério da Educação participa em 50% da componente nacional, restando os restantes 50% para o município de Viana do Castelo, revelando que estão “a concluir o projeto da Frei Bartolomeu dos Mártires, esperando apresentar a candidatura no mês de outubro e lançar também o concurso público para a sua execução”.
O autarca indicou que estão a “fazer os trabalhos finais”, pelo que ainda não têm um “valor preciso”, mas pensam que a obra na Frei pode rondar os 4,7 ou 5 milhões de euros”, afirmando que “mal tenhamos esse concurso lançado e essa obra concluída vamos iniciar a obra de requalificação da escola de Barroselas, que é uma obra mais pequena e cujo projeto não terá tanta exigência”. “É uma preocupação que temos e vamos ver se vamos conseguir lançar no início do ano também esse projeto, para poder estar concluído no final de 2017”, frisou. “São duas intervenções de grande envergadura”, realçou o autarca.
“As urgências são estas duas, são as duas escolas de maior envergadura do ponto de vista da reabilitação”, assumiu José Maria Costa, dizendo que a autarquia está também a fazer algumas pequenas obras noutras escolas do concelho.
“A candidatura para a Frei Bartolomeu dos Mártires vai entrar até ao final do mês de outubro e lançamos também de imediato o concurso. Já no mês de outubro vamos começar a trabalhar no projeto da escola EB 2/3 de Barroselas para que, no início do próximo ano, possamos também lançar o concurso para a sua reabilitação”, assegurou o responsável, dizendo que as duas obras vão representar, no global, um investimento “de 6 a 7 milhões de euros”. “São intervenções, de facto, muito importantes, necessárias, e que finalmente vamos poder concretizar depois deste acordo em que há uma garantia expressa do Ministério da Educação de que 50% da componente nacional está garantida através da publicação em Diário da República de um despacho com as verbas respetivas”.
Recorde-se que o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, assinou, na segunda-feira, os acordos de colaboração para a requalificação e modernização das instalações das duas escolas. Estes acordos garantem o financiamento nacional para avançar com a qualificação das duas escolas vianenses. Com a assinatura dos dois acordos de colaboração, o Ministério da Educação compromete-se a apoiar a definição do programa de intervenção de requalificação e modernização das instalações da escola, transferir para a autarquia o montante relativo a metade do valor da contrapartida pública nacional da empreitada, sendo que a Câmara Municipal tem como competências assegurar a elaboração dos projetos de arquitetura e especialidades, assumir o restante valor e assegurar os procedimentos das empreitadas.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts