FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

31 Out 2017

Grupo Folclórico de Alvarães lança selo e postal comemorativos dos 50 anos de existência

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Grupo Folclórico de Alvarães está a celebrar o meio século de existência e acaba de lançar um selo, um postal e um envelope comemorativos […]

O Grupo Folclórico de Alvarães está a celebrar o meio século de existência e acaba de lançar um selo, um postal e um envelope comemorativos da data. Foi no outono de 1968 que um grupo de jovens da freguesia de Alvarães, em Viana do Castelo, no fim da labuta do campo ensaiava os primeiros passos de dança dando origem ao Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Alvarães.

O Grupo iniciou este sábado as Comemorações dos 50 anos, que terminarão em dezembro de 2018. Com mais de 1500 espetáculos efetuados por mais de 400 elementos, em cerca de duas centenas de países e com mais de 2500 ensaios, este grupo mantém viva a etnografia, as tradições e os costumes de uma freguesia ligada à arte da cerâmica. José Manuel Faria, diretor do Grupo, explicou à Geice que “é com muito orgulho e trabalho que chegamos até aos 50 anos e vamos continuar”. Na sessão de apresentação do programa das festas foi ainda revelado o cartaz, o selo e o postal que assinalam a data, da autoria de Sara Ferreira, uma das jovens que integra o Grupo Folclórico de Alvarães.

“Os elementos gráficos simbolizam os 50 anos através de uma imagem das voltas do tradicional Vira. Com a saia do traje numa a ligação à terra e as cores remetem para o barro, um oficio desde sempre ligado à nossa freguesia, e para o ouro que são as nossas gentes,” explicou a autora, estudante universitária. O selo comemorativo pode ser adquirido junto do Grupo e representa “uma outra maneira de comunicar”, de acordo com o diretor.

Entre o vasto programa apresentado destaca-se a ideia de juntar o maior número de componentes e ex-componentes, mais de 300 pessoas, para assinalar os 50 anos de uma forma “memorável”. A iniciativa está agendada para agosto do próximo ano.

Um Encontro de cânticos de Natal envolvendo sete das associações da freguesia, a realização do 41º Festival Folclórico de Alvarães, a plantação de 50 árvores, o lançamento de um livro e um documentário são algumas das iniciativas que fazem parte do programa das Comemorações dos 50 anos do Grupo Folclórico de Alvarães.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts