FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

10 Nov 2017

Câmara de Viana apoia atletas e deposita esperanças de ter vianenses nos Jogos Olímpicos

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta quinta-feira, apoiar a esgrimista Carolina Oliveira, da Escola Desportiva de Viana (EDV), e o atleta Miguel […]

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta quinta-feira, apoiar a esgrimista Carolina Oliveira, da Escola Desportiva de Viana (EDV), e o atleta Miguel Ribeiro, do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), com esperança de levar os dois desportistas aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Em reunião de executivo, a autarquia vianense decidiu apoiar a esgrimista Carolina Oliveira, que tem por objetivo o apuramento para os próximos Jogos Olímpicos. O apoio de 625 euros mensais, que serão transferidos para o clube, foi aprovado por unanimidade e prolonga-se por quatro épocas desportivas, tendo por propósito o apuramento da atleta para o Campeonato da Europa de Juniores e para o Campeonato do Mundo de Juniores.

Carolina Oliveira é atleta de alto rendimento internacional pela Federação Portuguesa de Esgrima (FPE), representa Portugal em campeonatos do mundo e da Europa e está em formação para os Jogos Olímpicos. No documento aprovado é referido que Carolina Oliveira “pelo perfil técnico e desportivo que tem revelado poderá, se reunidas melhores condições de trabalho, atingir resultados que lhe permitam uma participação nas representações nacionais e internacionais”.” Para a progressão do seu percurso desportivo torna-se indispensável garantir as condições de enquadramento necessárias ao desenvolvimento de um plano de trabalho/treino específicos”, defende o executivo, indicando que a esgrimista foi campeã nacional sénior em 2015 e 2016, campeã nacional de juniores em 2014, 2015 e 2016 e venceu a Taça de Portugal de Cadetes em 2016.

Já Miguel Ribeiro é, segundo Vítor Lemos, vereador do desporto e vice-presidente da autarquia, “uma das grandes esperanças de voltarmos a ter um vianense nos Jogos Olímpicos”. “Estou convencido disso”, assumiu o responsável, realçando que o protocolo agora aprovado tem como meta levar o atleta às olimpíadas, através de um documento que junta Câmara Municipal, Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL), o grupo Quercia e ainda a empresa Carlos Cambão Interiores.

Miguel Ribeiro tem 30 anos de idade e começou o seu percurso desportivo em 2001, no Cyclones Atlético Clube, sendo que a partir de 2008 representou o Sporting de Braga e, desde 2011, é atleta do Olímpico Vianense. Já em 2017 venceu a EDP-Corrida de São João de Braga, o Grande Prémio de Santo Tirso, foi segundo na 35ª meia maratona internacional de Macau, entre outras competições. Em 2016 sagrou-se vice-campeão de Portugal nos 10.000 metros que lhe valeu, nesse ano, a primeira convocatória à seleção nacional. Receberá um apoio mensal, por parte da autarquia, de 400 euros, sendo que o objetivo é o apuramento do atleta para o Campeonato da Europa em 2018, o Campeonato Mundial em 2019 e o Campeonato da Europa em 2020.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts