FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

06 Nov 2017

União de Freguesias intervém para tentar controlar lagarta-do-pinheiro em largo com parque infantil

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Após denúncias de populares, esta segunda-feira a União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela visitou o Largo Luís […]

Após denúncias de populares, esta segunda-feira a União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela visitou o Largo Luís Filipe, em Monserrate, para tentar controlar a existência de lagartas-do-pinheiro num largo com parque infantil. O presidente da União de Freguesias, José Ramos, visitou o largo, acompanhado por António Basto, dois cantoneiros e por um engenheiro do Horto Municipal, para verificar a situação, e assumiu à Geice que já estão a proceder à limpeza da área.

Devido à existência de um parque infantil no Largo, este fim-de-semana foram alguns os cidadãos que manifestaram preocupação com a presença das lagartas e um pai chegou mesmo a contactar os bombeiros vianenses. A presença das processionárias, também conhecidas por lagartas-do-pinheiro, faz parte do “ciclo da vida da borboleta”, como assegurou o representante do Horto, mas a União de Freguesias já deu instruções para que os ramos com ninhos fossem cortados e para que a zona fosse devidamente limpa, como a Geice pôde comprovar no local. O Outono com sol e tempo seco, até aos primeiros dias de novembro, fez com que a população de processionárias não diminuísse.

A lagarta do pinheiro é uma espécie com impacto negativo em pessoas, animais e nos próprios pinheiros, encontrando-se muito disseminada em Portugal. Pode originar problemas de saúde pública, devido à ação urticante dos pêlos, que provocam alergias ao homem e animais domésticos. Por isso, deve evitar-se tocar nas lagartas e os proprietários de cães são aconselhados a manter os animais afastados das processionárias.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts