FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

22 Dez 2017

Autarca de Viana está orgulhoso, mas quer ser 5º concelho mais exportador da região Norte

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho está orgulhoso dos dados que indicam o Alto […]

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho está orgulhoso dos dados que indicam o Alto Minho como um dos distritos mais exportadores do país, mas quer o concelho vianense como o quinto mais exportador do Norte. “Viana do Castelo está na liderança naquilo que são o número de empresas exportadoras e no volume de exportações”, refere o socialista, dizendo que “estamos a crescer o dobro da região Norte”. “Estou certo que no ano corrente, 2017, vamos ultrapassar esse ranking e que no final do próximo ano, com a entrada em funcionamento de novas unidades fabris, vamos dar ainda mais um passo em frente, passando provavelmente para 5º concelho mais exportador da região Norte”, vaticina José Maria Costa, respondendo assim aos dados do Banco de Portugal, que indicam que Viana do Castelo e Aveiro são os distritos mais exportadores do país.

Em 2016, mais de metade da faturação das empresas dos distritos de Viana do Castelo e Aveiro vem de atividades exportadoras, dimensão que não tem paralelo em mais nenhuma região.  O novo estudo do Banco de Portugal, intitulado “Análise das empresas do sector exportador em Portugal 2007-2016”, indica que o “o peso do setor exportador era mais significativo nos distritos de Viana do Castelo e de Aveiro: 52% e 51% do volume de negócios gerado pelas empresas com sede nestes distritos, respetivamente, tinha origem em empresas exportadoras”.

Um estudo recente da CCDR-Norte dá algumas pistas: Melgaço é o segundo maior exportador do Norte em borrachas e pneus. Valença e Monção lideram o top 10 das vendas de materiais metálicos. Caminha é o maior exportador de peixe. Arcos de Valdevez é um dos maiores exportadores de materiais plásticos. Vila Nova de Cerveira é o segundo maior exportador de peças para veículos automóveis, seguida de Paredes de Coura e de Ponte de Lima. Viana do Castelo é líder na exportação de aparelhos eletrónicos.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts