FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

16 Dez 2017

Viana: Sábado com cheiro a Natal no coração da cidade

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Durante este sábado, a cidade de Viana do Castelo revestiu-se de vermelho para celebrar devidamente a época natalícia. Foram organizados dois eventos para passar a […]

Durante este sábado, a cidade de Viana do Castelo revestiu-se de vermelho para celebrar devidamente a época natalícia. Foram organizados dois eventos para passar a tarde solarenga, inseridos na programação de Natal da Câmara Municipal de Viana do Castelo, “Sentidos de Viana”.

Logo no início da tarde, a Porta Mexia Galvão foi palco de uma dramatização do conto “Aventuras em Vésperas de Natal”, interpretada pelo grupo de animação da Biblioteca Municipal, dirigido aos mais pequenos. A epopeia, que conta várias histórias da época, terminou-se com um final feliz, aquando da tradicional Chegada do Pai Natal.

Na plateia esteve presente a vereadora da Cultura da Câmara de Viana, Maria José Guerreiro, com quem a GEICE teve a oportunidade de falar. “A Chegada do Pai Natal é um clássico que temos aqui em Viana do Castelo”, disse.

A responsável explicou que “curiosamente o Pai Natal vem sempre, chega sempre aos nossos apelos”. De ano para ano, o Pai Natal vai variando na forma como chega. “Às vezes vem de coimboinho, outras vezes vem de patins, este ano veio com um clube de motoqueiros”, explicou Maria José Guerreiro.

De facto, para esta edição, a Chegada do Pai Natal foi organizada pelo Moto-Clube Foz do Lima. “A associação colaborou connosco este ano e quis trazer o Pai Natal”, revelou a vereadora, acrescentando que, depois, “o Pai Natal ofereceu uma prendinha a todos os meninos que estiveram durante este período”. “É assim que o Natal começa em Viana do Castelo”, afirmou.

Depois deste evento, as festividades deslocaram-se para o Largo de São Domingos. Numa iniciativa proporcionada pela Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC), que contou com a colaboração da Câmara, foram convidadas 16 pastelarias da cidade para realizarem, em conjunto, um bolo-rei gigante que foi oferecido aos vianenses.

Sobre esta iniciativa, Maria José Guerreiro afirmou tratar-se de algo “muito interessante, porque o bolo-rei é uma iguaria própria do Natal”, que iria “trazer certamente mais amor e mais alegria a muitos”.

O bolo propriamente dito teve cerca de 40 metros de diâmetro e começou a ser feito no local por volta das 15h30. Foram precisos mais de 200 ovos, 85 quilos de farinha, 55 quilos de frutos secos, 30 quilos de fruta picada e ainda 15 quilos de uvas passa. Cada pastelaria ficou responsável por 70 centímetros do bolo, tendo liberdade para criarem algo da sua especialidade.

Regina Natário, membro de uma das pastelarias e uma das responsáveis pela sua organização, explicou à GEICE que as pastelarias responderam prontamente ao apelo feito pela AEVC: “todos nós aderimos com muita espontaneidade porque achámos que era muito agradável, de salutar, esta colaboração, esta união que há com as pastelarias”. Acrescentou ainda que a iniciativa foi realizada para “as pessoas poderem divertir-se e apreciar o bolo-rei, cada qual com a sua receita”.

Apesar de serem concorrentes em tempo normal, desta vez as pastelarias uniram-se e a colaboração foi “muito agradável”. “Foi de uma espontaneidade admirável porque sendo todos nós concorrentes, unimo-nos e toda a gente mostrou-se com muito interesse para esta iniciativa” revelou Regina Natário.

Outro dos pasteleiros aí presente afirmou que a ideia passava por “dar a conhecer os seus produtos”. Quanto à realização das partes do bolo, confessou que foi “complicado a nível de tempo”, especialmente devido à especial carga de trabalho nesta altura do ano, mas afirmou estarem “sempre prontos para isso”.

A iniciativa, bem vista pela comunidade pasteleira de Viana, é algo que “devia continuar”. Apesar de já terem realizado eventos semelhantes no passado, nomeadamente com a Torta de Viana, foi a primeira vez que uma iniciativa foi feita na época de Natal e com bolo-rei.

Quanto à entrega do bolo à população, esta foi assegurada não só pelos próprios pasteleiros, mas também por alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo destacados para a ocasião. Mais tarde, já durante a entrega, os vianenses ainda tiveram a surpresa de serem serenados pelo grupo “Gospel Pocket Show” que, à sua maneira, interpretaram vários cânticos de Natal.

Em relação ao resto do programa “Sentidos de Viana”, que se estende até ao Dia dos Reis, a vereadora da cultura fez questão de destacar a Gala Lírica que irá decorrer na próxima quinta-feira no Centro Cultural de Viana do Castelo. “Chamo a atenção de todos, porque temos de facto gente muito jovem que está na ópera e que esta a dar cartas na ópera, portanto é muito importante que apoiemos através da nossa presença esta gente nova que está a trabalhar na área cultural”, sublinhou Maria José Guerreiro.

Além desta Gala, foram ainda mencionados os Concertos de Natal, que se irão realizar na próxima segunda e terça-feira, na Igreja de São Domingos; o concerto “Sons de Natal” da Associação Musical Zé Pedro, no dia 23; e o concerto dos The Gift, que se irá realizar na passagem de ano. Para terminar, Maria José Guerreiro ainda referiu a atividade final do “Sentidos de Viana”, a adoração dos reis magos, que será na Igreja de São Domingos no dia 4 de janeiro.

“Tudo motivos para sair de casa nesta altura de Natal”, rematou a vereadora.

 

 

 

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts