FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

20 Jan 2018

12 ‘instagramers’ de sucesso em Viana para captar encantos de “cidade super fotogénica”

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Doze dos ‘instagramers’ de maior sucesso, a nível nacional, no que toca à qualidade fotográfica, estão em Viana do Castelo para um ‘insta meet’ e […]

Doze dos ‘instagramers’ de maior sucesso, a nível nacional, no que toca à qualidade fotográfica, estão em Viana do Castelo para um ‘insta meet’ e pretendem captar os encantos de uma cidade que garantem ser “super fotogénica”. Este sábado de manhã, o hotel Feel Viana, no Cabedelo, foi palco de um encontro entre ‘instagramers’ e jornalistas, para apresentação do “Viana Winter Adventure”, nome dado a este desafio de três dias. Entre os dias 19 e 21 de janeiro, a cidade de Viana do Castelo recebe a visita de 12 reconhecidos “instagramers”, pessoas de influência na rede social “Instagram”, conhecida por permitir a rápida partilha de fotografias e vídeos. Os doze “instagramers” visitam a capital do Alto Minho durante três dias, num evento que conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo. A ideia da iniciativa Viana Winter Adventure é mostrar os atrativos da cidade minhota durante o Inverno, conhecido como época baixa do turismo.

Luís Octávio Costa, fotógrafo vianense e jornalista (no Instagram assina como kitato), indicou que “queríamos fazer um evento de Instagram já há muito tempo, com um nível diferente” e que a decisão recaiu nesta visita a Viana do Castelo porque “é uma cidade super fotogénica, que ainda não está saturada de fotografias e tem muito potencial fotográfico”.

“Portugal sempre teve uma comunidade bastante forte no Instagram, dado o tamanho do país”, indicou, explicando que “achamos que faltam algumas coisas nos eventos do Instagram, como alguma qualidade diferenciadora”. “Queremos deixar o nosso cunho na organização desses eventos e dar um passo em frente”, assegurou, dizendo que “depois de Viana temos algumas ideias para mais alguns eventos noutras cidades, noutros sítios, com o objectivo de explorar o país ou até ir para outro país fazer um ‘insta meet’”.

João Bernardino, designer (@joao.bernardino), revelou que os números de fotografias e ‘insta stories’ vão depender “daquilo que as pessoas vão publicando”, mas existem “objetivos mínimos” e esperam, no conjunto, chegar a “uma audiência acumulada de 800 mil pessoas”, embora acreditem que “já transcendeu esse número, pelo impacto que o evento já está a ter a nível da imprensa, pelo que acaba por chegar a muitas mais pessoas”.

Esta sexta-feira, dia da chegada da comitiva, visitaram o centro histórico vianense para “uma primeira abordagem à cidade”, visitaram Santa Luzia e “andaram pelo centro urbano, passeando junto ao rio”. Este sábado os planos passam por uma visita a Castelo de Neiva “com algumas acções preparadas com uma associação recreativa de folclore” e, de tarde, realizam um passeio de bicicleta no Cabedelo, para além de uma visita ao ateliê da estucadora Iva Viana, Centro de Remo e Centro de Canoagem.

Fecham a lista de instagramers o jornalista Rui Barbosa Batista (@_bornfreee_) e ainda @locarl, @diogolage, @jpaulopimenta, @alexcoelholima,@_jessica_reis_, @marchi3003, @teresacfreitas, @martanferreira e @mctoro_o. No total, os 12 unem três países, Portugal, Espanha e Suécia, e atingem 800 mil seguidores.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts