FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

05 Jan 2018

Autarca de Viana promete falar com Ministro da Saúde sobre falta de médico em Vila Nova de Anha

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Na reunião de executivo desta quinta-feira, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo prometeu que irá aproveitar o próximo encontro com o Ministro […]

Na reunião de executivo desta quinta-feira, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo prometeu que irá aproveitar o próximo encontro com o Ministro da Saúde para abordar o problema da falta de médico na extensão de saúde de Vila Nova de Anha, situação que já se arrasta há quatro meses. No período antes da ordem do dia, o autarca José Maria Costa foi questionado pela vereadora da CDU, Cláudia Marinho, que apresentou até uma moção sobre este problema, mas o documento não chegou a ser votado. Em resposta, o socialista referiu que, enquanto responsável da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) irá reunir, em breve, com o Ministro da Saúde, e comprometeu-se a colocar essa questão em debate.

O autarca de Viana aproveitou ainda para voltar a criticar o modelo de financiamento atual, que atribui à região e à Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) a capitação mais baixa de todo o país, o que diz que coloca a estrutura hospitalar com “muitas dificuldades na gestão de recursos humanos e de realização de investimentos prioritários”. “Como estamos a receber muitos menos que outras regiões do país, a gestão dos recursos humanos é mais poupada, não há médicos disponíveis”, lamentou o edil.

José Maria Costa assumiu que a falta de médico em Vila Nova de Anha é um problema para os cerca de 500 utentes e mostrou preocupação com os mais idosos, que não têm possibilidades para se deslocar ao Centro de Saúde de Darque. “É preciso estudar uma solução de transporte, que a Câmara está disposta a apoiar financeiramente, para garantir a essas pessoas o acesso ao Centro de Saúde de Darque”, indicou, afirmando que têm de encarar essa solução “porque os recursos são escassos” e, “até lá, os serviços de saúde têm de ser assegurados”.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts