FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

01 Jan 2018

Diocese ultima preparativos para transladação de D. Júlio Tavares Rebimbas, primeiro bispo de Viana

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Diocese de Viana do Castelo está a ultimar os preparativos para a transladação dos restos mortais de D. Júlio Tavares Rebimbas para a Sé […]

A Diocese de Viana do Castelo está a ultimar os preparativos para a transladação dos restos mortais de D. Júlio Tavares Rebimbas para a Sé Catedral, numa celebração que terá lugar no próximo domingo, na Solenidade da Epifania do Senhor, e que contará com a presença de diversos Bispos e de várias autoridades civis. Os seus restos mortais, que serão transladados para Viana, encontram-se actualmente na terra de origem do bispo – Bunheiro. Recorde-se que foi na Solenidade da Epifania, no ano de 1978, que D. Júlio entrou solenemente na Diocese como primeiro Bispo de Viana do Castelo. A cerimónia está agendada para as 15h30 de 07 de janeiro.

Segundo a nota emitida pelo Secretariado Diocesano, Monsenhor Sebastião Ferreira, Vigário-Geral, indica que “as novas gerações vianenses (…) querem (queremos todos), hoje como ontem, com o mesmo brio e alegria, o corpo do seu 1.º Bispo Diocesano, o Senhor Arcebispo D. Júlio Tavares Rebimbas”, assegurando que “ele também o quer. Assim se falou, assim o disse e assim o deixou escrito”.

“Por graça de Deus, dos Senhores Bispos do Porto e de Aveiro, da benignidade dos seus familiares e da adesão total do Senhor D. Anacleto, nosso Bispo, vamo-lo receber em ambiente de festa, em dia da Solenidade da Epifania do Senhor (07.01.2018), na Sé Catedral, onde permanecerá, num sarcófago apropriado, integrando e desafiando, com o seu lema episcopal «In Verbo Tuo», a história da Diocese de Viana do Castelo, de que foi o seu 1.º Bispo e 1.º Administrador Apostólico”, refere ainda o monsenhor, acrescenta que “o que diz respeito à exumação e à legalidade civil da trasladação já tudo está preparado (…)”. “O projecto do sarcófago pertence ao Arquitecto Amândio Cupido que, em nome da Direcção Regional da Cultura do Norte, tem dirigido as obras que estão a ser realizadas na Sé Catedral”, indica ainda.

“O sarcófago que acolherá e guardará o corpo incorrupto de D. Júlio Tavares Rebimbas será de mármore branco de Estremoz, exibindo o nome, datas e as armas episcopais de Arcebispo, a cores, esculpidas no mármore. Assentará numa base de ferro lacado a preto e ficará exposto ao público”, diz ainda a nota.

Recorde-se que D. Júlio D. Júlio Tavares Rebimbas nasceu na freguesia de S. Mateus de Bunheiro, concelho da Murtosa, a esse tempo Diocese do Porto, em 21 de janeiro de 1922. Foi ordenado Presbítero pelo Arcebispo-Bispo de Aveiro, D. João Evangelista de Lima Vidal, em 29 de junho de 1945, em Pardilhó. Em 1946, foi nomeado Pároco de Avelãs de Cima e Avelãs de Caminho, em Anadia. Em 21 de outubro de 1949, tornou-se Pároco de Ílhavo. Em 1959, foi nomeado Vigário Geral da Diocese de Aveiro. No mesmo ano, foi nomeado Monsenhor pelo Papa João XXIII.

Em 27 de setembro de 1965, foi eleito, por Paulo VI, Bispo do Algarve, tendo tomado parte na última sessão do Concílio Ecuménico Vaticano II. A 26 de dezembro do mesmo ano, foi ordenado Bispo, no Estádio Municipal de Ílhavo. Em fins de janeiro de 1966, tomou posse da Diocese do Algarve. Em 3 de novembro de 1977, foi escolhido pelo Santo Padre Paulo VI para primeiro Bispo da Diocese de Viana do Castelo, criada na mesma data, tomando posse no dia 8 de janeiro do ano seguinte, Solenidade da Epifania do Senhor.

Em 12 de fevereiro de 1982, foi nomeado Bispo do Porto. No dia 31 de junho de 1997, com a nomeação de D. Armindo Lopes Coelho para Bispo do Porto, foi aceite a sua resignação como Bispo do Porto. Faleceu no dia 6 de dezembro de 2010, na Casa de Saúde da Boavista.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts