FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

28 Fev 2018

Exposição “Escola da Natureza, Rede Natura 2000 de Viana do Castelo” inaugurada no CMIA

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A exposição “Escola da Natureza, Rede Natura 2000 de Viana do Castelo” foi inaugurada no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) da cidade. Com […]

A exposição “Escola da Natureza, Rede Natura 2000 de Viana do Castelo” foi inaugurada no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) da cidade. Com a mostra exposta, o objetivo é fomentar o gosto pelo conhecimento, assim como o respeito dos valores naturais de áreas classificadas, como nos três sítios Rede Natura 2000 do concelho: o Sítio Rio Lima, o Sítio Serra D´Arga e o Sítio Litoral Norte.

A mostra contém diversos painéis com informação acerca de cada sítio Rede Natura, um jogo didático sobre as espécies existentes em cada ecossistema e um caderno de explorador para os visitantes partirem à descoberta de cada espaço. Esta exposição é dinamizada pela “Escola da Natureza”, um projeto educativo que tem como objetivo central aproximar as comunidades escolares deste património natural, e desenvolver ferramentas de trabalho de acordo com os conteúdos programáticos escolares estudados em diferentes níveis etários.

Em termos concretos, as ações a serem desenvolvidas incluem a criação de uma plataforma didática, a realização de ateliês científicos e exposições temáticas como esta, o desenvolvimento de produtos de sensibilização ambiental como catálogos ou cadernos de atividades, e o estabelecimento de protocolos com municípios parceiros.

Esta iniciativa é parte integrante política do município vianense em relação ao incentivo da valorização destes ecossistemas. Desde o último ano letivo, já foram envolvidas nestes projetos 20 turmas com 377 alunos, e saídas de campo com 121 alunos e docentes.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts