FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

20 Fev 2018

I Encontro de Carros Clássicos da Lampreia vai apresentar Monção ao longo de 90 quilómetros

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Este sábado, o concelho de Monção acolhe o I Encontro de Carros Clássicos da Lampreia, uma prova que acontece no âmbito da programação do 41º […]

Este sábado, o concelho de Monção acolhe o I Encontro de Carros Clássicos da Lampreia, uma prova que acontece no âmbito da programação do 41º Rali à Lampreia. De acordo com a organização, o I Encontro de Carros Clássicos da Lampreia vai contar com distância aproximada de 90 quilómetros, e apresenta um percurso de rara beleza paisagística e patrimonial, proporcionando a degustação de produtos de excelência típicos de Monção. A prova, com início na Praça Deu-la-Deu, é organizada pela “Terra Minhota Aventura” e conta com o apoio da autarquia monçanense.

Francisco Alves, da organização do evento, indicou à Geice que vão mostrar “as maravilhas” do concelho, entre “paisagem e património”.

O secretariado, no Museu do Alvarinho, está aberto entre as 08h30 e as 09h30 de sábado, disponibilizando aos participantes a degustação de roscas e papudos típicos de Monção. Às 10h00 arranca a prova com passagens pelas Muralhas de Monção, Rio Gadanha, Ecopista do Rio Minho, Torre de Lapela, Portões do Castro, em Friestas, Monte do Faro, em Valença, e Capela de S. Silvestre, em Paredes de Coura.

Pelas 11h15, paragem no centro histórico de Paredes de Coura e visita à Paisagem Protegida do Corno de Bico. As encostas, retalhadas por campos agrícolas, muros e socalcos, acolhem importante mancha de carvalhal, bosques ripícolas, fauna variada, núcleo megalítico de Chã de Lamas e povoados fortificados (castros de Cossourado e Cristelo).

O almoço da lampreia, marcado para as 13h30, decorre no Solar de Serrade, casa de meados do século XVII com capela, jardim romântico e uma enorme extensão de vinhedo que envolve aquele edifício com história.

O programa continua com uma visita ao Palácio da Brejoeira, edifício de estilo neoclássico, já com influência barroca, que foi mandado construir, no início do século XIX, por Luis Pereira Velho de Moscoso, fidalgo da Casa Real e cavaleiro da Ordem de Cristo.

A chegada está prevista para as 18h30, ficando todos os carros clássicos expostos na Praça Deu-la-Deu. Segue-se, uma hora depois, um lanche/jantar no Museu do Alvarinho, com degustação do Cordeiro à Moda de Monção, a célebre Foda à Monção.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts