FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

26 Fev 2018

Mais de 1900 votos escolhem os 3 projetos do Orçamento Participativo de Cerveira e Tomiño

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A votação para o Orçamento Participativo conjunto de Vila Nova de Cerveira e Tomiño (OPT2018 Cerveira-Tomiño) encerrou com 1908 votos, que elegeram as 3 atividades […]

A votação para o Orçamento Participativo conjunto de Vila Nova de Cerveira e Tomiño (OPT2018 Cerveira-Tomiño) encerrou com 1908 votos, que elegeram as 3 atividades que serão desenvolvidas por ambas autarquias durante este ano. No total, a participação das duas comunidades foi quase multiplicada por 10 relativamente ao ano anterior. A repartição dos 1300 eleitores nesta 2ª edição dividiu-se em 58% de Cerveirenses e 42% de Tominenses.

Os residentes de ambas localidades tiveram dois meses para escolher entre as 8 propostas submetidas ao OPT 2018 Cerveira-Tomiño, espalhadas em 3 categorias predefinidas: “Educação e Cultura”, “Desporto e Lazer”, e “Território e Ambiente”.

A escolha na temática da “Educação e Cultura” recaiu na promoção de “Atividades Artísticas Dirigidas à Comunidade Escolar dos Dois Concelhos”, proposta apresentada pela Escola Superior Gallaecia com a Mesa de Anpas dos centros educativos de Tomiño, arrecadando 496 votos.

No âmbito “Desportivo e Lazer”, a proposta vencedora, com 447 votos, foi “Desporto Náutico para Todos”, promovida pela Associação Vontade e a Associação Desportiva e Cultural da Juventude de Cerveira.

Na última categoria, “Território e Meio Ambiente”, é o projeto da “Criação de uma App de Turismo Acessível”, submetida pela Escola Superior Gallaecia em conjunto com a Acapo e a Associação Vontade, que venceu tendo recebido 228 votos.

Agora que as propostas foram escolhidas, os municípios vão agilizar com os proponentes a concretização destas ideias. Esta segunda edição do OPT2018 Cerveira-Tomiño fica marcada pelo êxito do envolvimento das comunidades. Recorde-se, na edição piloto, tinham sido submetidos apenas 200 votos de 91 participantes. Esta iniciativa é pioneira na Euroregião Galiza-Norte de Portugal, e está incluída na Agenda Estratégica para a Cooperação Transfronteiriça Amizade Tomiño- Cerveira, projeto cofinanciado ao 75% pelo programa INTERREG VA POCTEP, fundos FEDER da União Europeia.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts