FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

22 Fev 2018

Monção e Melgaço preparam eventos com a lampreia em destaque

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A lampreia do rio Minho vai estar em destaque nos municípios de Monção e Melgaço, com as respetivas autarquias a organizar eventos que celebram esta […]

A lampreia do rio Minho vai estar em destaque nos municípios de Monção e Melgaço, com as respetivas autarquias a organizar eventos que celebram esta iguaria tradicional minhota durante os dois fins de semana que se avizinham. Este sábado, realiza-se o 3º Rali Gastronómico na vila monçanense, enquanto no domingo seguinte, o município de Melgaço dá a conhecer a Rota das Pesqueiras da lampreia assim como uma visita e um showcooking.

Em Monção, a 3ª edição do Rali Gastronómico inicia-se às 18 horas, no qual os participantes vão realizar um circuito por 7 bares, localizados no centro histórico e nas urbanizações envolventes, nos quais será possível provar várias confeções diferentes que destacam a lampreia. Os participantes, munidos de um passaporte, poderão experimentar um acepipe de lampreia acompanhado de um copo de vinho Alvarinho da região. Quem preencher a totalidade do passaporte terá direito a uma surpresa no fim do percurso. O comboio turístico, que começa e termina na praça Deu-la-Deu, será acompanhado pela charanga “Banda às Riscas”.

No domingo seguinte, a 4 de março, é a vez de Melgaço. Para tal, o município organiza uma caminhada pelo rio Minho, pela Rota das Pesqueiras. O encontro dos participantes será junto à Casa da Cultura, pouco antes das 9 horas, onde irá arrancar o autocarro. Durante o passeio, será possível assistir a uma pesca da lampreia de forma a dar a conhecer a arte da pesca artesanal. A seguir, está prevista uma visita ao Centro de Interpretação da Lampreia ‘ARABO’, na vizinha Galiza. Para terminar o programa, será ainda realizado um showcooking de degustação com o chef português Rui Ribeiro e o chef galego Lourenço Exposito. Na Casa da Cultura, onde termina o evento, está ainda patente a exposição fotográfica ‘As Pesqueiras do Rio Minho’, de Antero Leite.

Este evento melgacense requer inscrição, estando limitado a 100 participantes e tem um custo de 5 euros. O Rali Gastronómico de Monção não requer inscrição e o usufruto do comboio turístico é gratuito. No entanto, os participantes terão que pagar as degustações em cada um dos 7 estabelecimentos.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts