FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

01 Mar 2018

Câmara de Viana do Castelo aprova geminação da cidade com Rio de Janeiro

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Na tarde desta quinta-feira, foi aprovada em reunião da Câmara de Viana do Castelo, por unanimidade, a geminação da capital do Alto Minho com Rio […]

Na tarde desta quinta-feira, foi aprovada em reunião da Câmara de Viana do Castelo, por unanimidade, a geminação da capital do Alto Minho com Rio de Janeiro. Esta geminação será oficializada no próximo dia 16 de março, com a assinatura do documento na cidade brasileira e terá a presença do autarca de Viana, José Maria Costa.

Justificando a celebração desta união, José Maria Costa revelou que “havia já uma intenção da Prefeitura do Rio de Janeiro” em “aprofundar relações culturais e de turismo”, através “da grande presença de portugueses existentes naquela cidade”. Afirmou que o país tem assistido não só a um forte crescimento do turismo brasileiro, mas também de investimentos. “Mesmo aqui no concelho de Viana do Castelo estamos a sentir isso”, rematou.

Além disso, afirmou que existe “um relacionamento de vários anos com Rio de Janeiro, nomeadamente com a Associação Casa do Minho de Rio de Janeiro”. Esta Casa já foi declarada pela autarquia minhota como instituição de mérito de Viana do Castelo e celebra o 90º aniversário a 18 de março, numa cerimónia na qual o autarca também estará presente. Nesta sessão, José Maria Costa vai também apresentar o livro“Viana do Castelo – O Amor da minha vida” da autoria do antigo juíz brasileiro Roberto Wider e do vianense Victor Roriz, com ilustrações realizadas por este último.

A cidade do Rio de Janeiro celebrou uma geminação com Braga no ano passado e quis dar o passo em frente para que o mesmo acontecesse com Viana do Castelo, aprovando o protocolo na Prefeitura daquela cidade.

Esta geminação é a 17ª da cidade, e a 7ª com cidades brasileiras. Atualmente, Viana do Castelo já está geminada com a cidade de Aveiro, em Portugal, as cidades francesas de Riom, Hendaye e Péssac, Lancaster na Inglaterra, Lugo em Espanha, a Ilha de Santo Antão em Cabo Verde, Ziguinchor do Senegal, Cacheu de Guiné-Bissau, e Matola de Moçambique. Quanto às cidades brasileiras, Viana do Castelo tem acordos de geminação com Itajaí, Porto Seguro, Igarassu, Cabedelo, Alagoas e Viana (Maranhão).

Últimas Noticias

Últimos Podcasts