FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

12 Mar 2018

Confraria de Santa Luzia inaugura Edifício das Tílias que tem albergue, museu e restaurante

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O novo Edifício das Tílias, a mais recente empreitada da Confraria de Santa Luzia, vai ser inaugurado a 24 de março. Este novo edifício, que […]

O novo Edifício das Tílias, a mais recente empreitada da Confraria de Santa Luzia, vai ser inaugurado a 24 de março. Este novo edifício, que teve um custo de 1,2 milhões de euros e demorou um ano a ser construído, vai servir principalmente como um albergue para peregrinos e será também um museu do espólio da Confraria. À conversa com a GEICE, Pedro Reis, presidente da Confraria de Santa Luzia, revelou que este “edifício multifuncional é um projeto que já vem desde 2013” e representa “uma obra emblemática para a Confraria”.

O responsável admite que esta inauguração é um “culminar de todas os investimentos e obras que foram feitas em Santa Luzia durante o período de 2017 e 2018”, que incluiu um “conjunto de empreitadas muito importantes”, nomeadamente a “requalificação interior e exterior do templo, a requalificação do espólio, a renovação da sinalética”. entre outros. “A 24 de março será a inauguração completa de tudo aquilo que foram estes investimentos grandes que foram feitos ao longo do último ano”, rematou.

A parte mais importante desta novidade é o albergue, que irá ocupar o segundo andar do edifício. “Irá albergar peregrinos que se aventurem pelo Caminho de Santiago, e também, no futuro, peregrinos que se aventurem no Caminho de Santa Luzia, que é um caminho que se pretende criar a longo prazo”, explicou o dirigente. Neste albergue constam “36 camas divididas por 6 quartos”, um dos quais com “duas camas para pessoas com mobilidade condicionada”.

No primeiro piso do Edifício das Tílias, estará exposto o espólio da Confraria de Santa Luzia, criando-se assim um museu, além de um restaurante, que servirá para “dar apoio à parte do albergue”. “O museu terá como objetivo a exposição de peças relativas à história da construção do templo e da própria história da Confraria de Santa Luzia”, realçou Pedro Reis, precisando que “essa valência é importante para mostrar às pessoas aquilo que foi a história da construção e aquilo que é a história da própria confraria”. Segundo o responsável, “pouca gente conhece” a existência desse espólio da Confraria, pelo que esta será uma oportunidade de mostrar aos visitantes o papel da Confraria nos anos de existência do templo.

O terceiro piso do novo estabelecimento servirá para a própria Confraria, que irá assim beneficiar de novas instalações para os serviços administrativos, além uma parte para armazenamento. No total, esta empreitada teve um custo de 1,2 milhões de euros, suportado na totalidade pela Confraria de Santa Luzia. Desse valor, 1,050 milhões foi para obras e o resto para custos de planeamento e desenho.

A cerimónia de inauguração tem início marcado para as 16 horas, com a celebração de uma eucaristia por parte do Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. Anacleto de Oliveira, o presidente da Câmara de Viana, José Maria Costa, e representantes da Turismo do Porto e Norte de Portugal.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts