FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

14 Mar 2018

Rotary Club de Viana homenageia Luís Belo, médico e fundador do Hospital Particular

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Esta sexta-feira, Luís Belo, um dos fundadores do Hospital Particular de Viana, vai ser homenageado pelo Rotary Club de Viana do Castelo. Esta homenagem assenta […]

Esta sexta-feira, Luís Belo, um dos fundadores do Hospital Particular de Viana, vai ser homenageado pelo Rotary Club de Viana do Castelo. Esta homenagem assenta na “inovação” que trouxe à cidade, além do “trabalho em prol da saúde”, assim como um “reconhecimento como profissional de mérito”, de “espírito empreendedor e solidário”, nomeadamente pelos cargos desempenhados na Associação de Dadores de Sangue da Meadela e na chefia na Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo durante 25 anos.

O médico afirmou à GEICE sentir-se “um bocado embaraçado” pela homenagem, dado que “não gosta que falem” de si. “Sou quem sou. Eu gosto é de ser médico, não tenho muito jeito para receber elogios nem para receber medalhas, mas em respeito à instituição do Rotary Clube de Viana, decidi com todo o gosto e todo o prazer aceitar o convite”, revelou.

Luís Belo realçou que é “difícil fazer uma autoavaliação” e que é “constrangedor” ouvir falar da vida, “do seu passado”. Considera-se “um homem de ação, um homem de terreno”, que está “sempre disponível para colaborar naquilo a que as minhas convicções me obrigam”.

Este responsável destacou o facto de ter feito “parte de uma geração que ajudou a pôr Viana do Castelo no mapa da saúde, que retirou Viana do marasmo e inscreveu o distrito nos distritos com maior qualidade de saúde”, sublinhando o trabalho efetuado para a melhoria dos serviços de saúde.

Segundo este homenageado, o conjunto dos profissionais de saúde nacionais “não deve ter vergonha de ser português” visto que é um grupo “altamente qualificado, altamente reconhecido e prestigiados”.

No entanto, Luís Belo deixou o alerta para as condições dos meios nos quais enfermeiros e médicos encontram-se a trabalhar, explicando que atualmente “não temos é espaço, não temos estruturas que possam responder às necessidades da população”. “Estamos a caminhar para um caos”, precisou, revelando que uma crise do estado da saúde em Portugal está iminente.

Atualmente, Luís Belo pertence aos Corpos Sociais da Sub-Região de Viana do Castelo da Ordem dos Médicos, e desempenha funções no Hospital Particular de Viana assim como na “A Tua Clínica” de Geraz do Lima. Esta homenagem irá decorrer no hotel AXIS, pelas 20 horas, seguindo-se um jantar.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts