FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

20 Mar 2018

Viana: Em São Salvador da Torre, a Via Sacra é feita pelos jovens

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A 30 de março, a associação Torre Jovem realiza a 2ª edição da Via Sacra ao vivo. Neste evento, os jovens oriundos da União de […]

A 30 de março, a associação Torre Jovem realiza a 2ª edição da Via Sacra ao vivo. Neste evento, os jovens oriundos da União de Freguesias de Torre e Vila Mou encenam o episódio religioso com uma representação que arranca da Igreja Nossa Senhora do Corporal, pelas 21 horas, em direção à Capela Senhor do Socorro. O evento é organizado por iniciativa dos cerca de 40 membros desta associação jovem, que pediram autorização ao pároco Manuel Moreira para realizar esta celebração pascal. Durante o percurso, recriam o trajeto percorrido por Jesus Cristo desde Pretório até ao Calvário.

Para a realização desta Via Sacra, que conta com “cerca de 30 pessoas”, Ivo Barbosa, presidente da Torre Jovem, explicou que “em primeiro lugar pensou-se nas personagens e no local, que são os fatores principais”. Depois, começaram a “realizar o guião” e, estando pronto, passam “para o terreno para ensaiar”. Nesta encenação, todos os participantes estão “vestidos a rigor” e completamente imersos nas personagens, “da primeira estação à última”.

Segundo o responsável, “a ideia surgiu no seio da associação, tendo sido discutida e aprovada”. Depois de terem realizado este evento pela primeira vez há 4 anos, decidiram voltar a realizar a Via Sacra por terem tido um “feedback realmente muito bom”, afirmou.

Ivo Barbosa revelou achar que o sucesso da iniciativa pode vir do facto de ser “algo inovador” nestas freguesias. “Não é algo que aconteça sempre”, precisou, sublinhando que a familiaridade da comunidade local com os atores, por serem “pessoas conhecidas”, atrai mais gente. Além disso, destacou o facto destas freguesias serem “localidades de fé”, realçando que “como é um evento religioso, as pessoas aderiram”.

O desejo da associação para esta nova edição é “conseguir trazer mais pessoas ainda”, recordando que este tipo de eventos “foram feitos para a comunidade”. A organização deste evento é desenvolvida pela Torre Jovem em parceria com a junta da União de Freguesias de Torre e Vila Mou, e com a bênção do pároco Manuel Moreira, que também estará presente.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts