FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

21 Mar 2018

Viana: Prepara-se a Cimeira IPVC 2018 com Feira de Emprego e apresentação de projetos

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A 11 e 12 de abril, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo realiza a Cimeira IPVC 2018 no Centro Cultural de Viana do Castelo, […]

A 11 e 12 de abril, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo realiza a Cimeira IPVC 2018 no Centro Cultural de Viana do Castelo, que conta com uma Feira de Emprego assim como a apresentação de diversos projetos nos quais participa esta entidade. Ao longo dos dois dias, este evento de networking pretende proporcionar a todos os participantes, sejam eles alunos, docentes, ou empresas, a oportunidade de trocar experiências, saberes, horizontes e sobretudo contactos.

A Feira de Emprego, o evento com maior destaque da cimeira, conta com a presença de mais de 100 empresas que irão propôr aos interessados ofertas de emprego em diversas áreas de ação. Além do recrutamento, um dos objetivos desta feira é a possibilidade das empresas demonstrarem quais as competências que os estudantes devem adquirir para conseguir pôr em prática os conhecimentos aprendidos.

Outro dos grandes focos desta Cimeira IPVC 2018 é o anúncio do programa Mecenato Social, que desafia várias empresas parceiras do instituto para que “apadrinhem” estudantes. Neste âmbito, pretende-se reunir pelo menos 200 empresas, esperando totalizar cerca de 300 mil euros em bolsas para “patrocinar” os estudantes selecionados. O Mecenato Social do IPVC pretende assim evitar que os estudantes abandonem os estudos e/ou não se candidatem ao ensino superior por dificuldades financeiras.

Em relação à divulgação de outros projetos incluídos nesta cimeira, incluem-se a apresentação do ATIVAR, do BIRA-IPVC e do Vale a Pena Estudar. Destes, o primeiro pretende reforçar a ligação entre o IPVC e o tecido empresarial da região Minho-Lima através de ações que potenciem a investigação e transferência de conhecimento e tecnologia, tendo em vista a multiplicação de iniciativas de cooperação e apoiar o empreendedorismo start-up ou corporativo.

No caso do Bira-IPVC, trata-se de uma política ambiental, na qual serão cedidas 40 bicicletas convencionais e 160 bicicletas elétricas a toda a comunidade académica, através de um regime gratuito e de longa-duração, de forma a promover a eficiência energética e da racionalização dos consumos.

Por fim, o Vale a Pena Estudar, adotado pelo politécnico vianense nos últimos anos, no qual o cantor Diogo Piçarra vem até à cimeira para falar da própria experiência que teve ao tirar um curso e de que formas esse curso o impactou.

Ao longo destes dois dias também estão previstos vários espaços, à semelhança dos anos transatos, como o Made in IPVC, IPVC Work +, e Smart Talks. No total, estima-se a presença de mais de 10 000 participantes ativos, estando a Cimeira IPVC 2018 aberta a todos os interessados com entrada livre.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts