Mais de mil participantes, de 12 países, são esperados, no domingo, em Sistelo, na 1ª edição da Extreme Marathona que decorre naquela aldeia de Arcos de Valdevez, classificada como monumento nacional.
Encaixada no fundo de um vale, situado às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), a aldeia de Sistelo, considerada “o pequeno Tibete português”, vai ser palco de “uma prova única, que combina percursos em ecovia, estradas de montanha, e percurso em trilho”.
contato: thiagolemos66@gmail.comSegundo a organização, a cargo de Carlos Sá Nature Events e da Câmara de Arcos de Valdevez, “praticamente todos os percursos da prova decorrem dentro do município de Arcos de Valdevez, um dos cinco que integra a área do PNPG, classificado como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO, em 2009.
Os mil participantes, “oriundos de 12 diferentes nacionalidades, serão distribuídos pelas categorias de Eco-Marathon, com uma extensão de 42 quilómetros(Km), Eco-Race (30km), Eco-Race (21km), Eco Mini-Race (13km) e uma Caminhada, com seis quilómetros.