FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 09 Nov 2018

Viana do Castelo abre a Porta dos Descobrimentos

A viagem no tempo pelo Alto Minho chega sábado, dia 17 de novembro, a Viana do Castelo. A capital do distrito vai abrir a Porta […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A viagem no tempo pelo Alto Minho chega sábado, dia 17 de novembro, a Viana do Castelo. A capital do distrito vai abrir a Porta do Tempo dos Descobrimentos, com uma conferência, uma visita guiada e performativa e um encontro de sketching no centro da cidade.

Viajar no tempo até à época mítica da história portuguesa, é o desafio que a CIM Alto Minho lança em Viana do Castelo, conjuntamente com a Câmara Municipal local. Graças ao seu porto de mar, Viana do Castelo abriu-se ao mundo na época dos Descobrimentos, numa troca comercial e cultural que definiu, para sempre, a sua história.

Isso mesmo será apresentado na conferência “Dos Descobrimentos”, que terá lugar na Biblioteca Municipal de Viana, a partir das 11 horas. Assim como na visita guiada e performativa, que transportará os participantes para o património histórico, arquitetónico e artístico que foi legado a Viana do Castelo e ao Alto Minho.

A conferência, organizada pelo Centro Cultural do Alto Minho, contará com a participação dos investigadores António Matos Reis e Margarida Valla e tem entrada livre.

No período da tarde, os participantes terão a oportunidade de acompanhar uma visita guiada e performativa ao património legado a Viana do Castelo, da época dos Descobrimentos, com partida às 15 horas na Capela das Almas. A visita performativa é conduzida pela parceria Teatro do Noroeste – CDV e pelas Comédias do Minho, em co-programação com a Talkie-Walkie e a Ondamarela.

Esta viagem temporal pelo Alto Minho inclui ainda uma atividade de sketching urbano, realizada pela Associação Urban Sketchers Portugal (UskP), que juntará dezenas de sketchers no centro histórico, para um registo artístico do património cultural e natural daquela cidade.

“Alto Minho 4D – Viagem no Tempo” integra 10 rotas turísticas e culturais

Recorde-se que esta será a sétima Porta do Tempo a abrir-se no âmbito do projeto “Alto Minho 4D – Viagem no Tempo”, que já passou por Caminha, Monção, Ponte de Lima, Ponte da Barca, Valença e Melgaço. Este projeto pretende criar uma rede de 10 rotas/ itinerários cronológicos culturais baseados na história e no património do Alto Minho.

Com esta iniciativa intermunicipal, cada um dos concelhos do Alto Minho encabeçará uma rota, que funcionará como o “portal” de acesso a uma “estação do tempo” e irá dispor de uma série de valências, nas quais se apresentará uma sequência de recursos patrimoniais alusivos a essa rota, a serem visitados não só nesse concelho, mas em todo o território, no intuito de promover um circuito cultural pelo Alto Minho e, consequentemente, a mobilidade turística na região.

A iniciativa é promovida pela CIM Alto Minho, cofinanciada pelo Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020, no domínio do “Património Cultural”, e encontra-se integrada no Ano Europeu do Património Cultural em Portugal.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts