FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 31 Dez 2018

Escola Frei Bartolomeu dos Mártires recebe painel de artista vianense

A nova entrada principal da Escola EB 2/3 Frei Bartolomeu dos Mártires recebeu um painel da artista vianense Paula Branco Pereira. O projeto “Trajetórias de […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A nova entrada principal da Escola EB 2/3 Frei Bartolomeu dos Mártires recebeu um painel da artista vianense Paula Branco Pereira. O projeto “Trajetórias de um Frei: simbolismos e micronarrativas” implicou a execução de um painel de 5,22 metros quadrados em azulejo português, pintado à mão, em ladrilho cerâmico.

No total, o painel que foi colocado na entrada principal do novo edifício do equipamento escolar conta com 232 azulejos.

O painel foi criado a partir do conceito de vida e das trajetórias do Frei, sendo possível estabelecer relações dessas representações simbólicas com a contemporaneidade. A composição visual a cores tem um formato panorâmico, marcada pela existência de uma divisão horizontal através de uma corda, que simboliza a comunicação entre o céu, o mar e a terra. A ligação aos sinais culturais de Portugal também está presente na peça da artista plástica, partindo de ícones típicos de Viana do Castelo, como o coração de filigrana, até mitologias relacionadas com a natureza e o mar.

A figura do Frei, devidamente identificada pela indumentária, domina a parte central da composição, destacando-se os braços abertos e as grandes mãos que seguram e abrem um livro, considerado fonte de saber de conhecimento.

Recorde-se que as obras de requalificação da Escola EB 2/3 Frei Bartolomeu dos Mártires ainda decorrem.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts