Miguel Alves, presidente da Câmara Municipal de Caminha e Juan Espadas Cejas, alcalde de Sevilha, assinaram, no sábado, um protocolo de colaboração entre os dois Municípios, para a implementação de parcerias nas áreas da captação de investimento, comércio, ciência e tecnologia, turismo, cultura, história e boas práticas, devendo ser criado um Comité de Entendimento, que se encarregará de estabelecer os programas de trabalho, os intercâmbios e as ações conjuntas.
A assinatura deste documento foi feita em cerimónia própria, à margem do II Fórum de Governos Locais que juntou em Sevilha cidades e protagonistas de tudo o mundo, estando representadas cerca de uma centena de nacionalidades e onde Miguel Alves foi chamado a participar com uma conferência sobre “O Futuro das Políticas Turísticas Globais”, a partir da experiência de Caminha e do norte de Portugal. Estas segundas jornadas do Fórum de Governos Locais, debateram as questões ligadas as smart cities, o turismo, a sustentabilidade e o papel do municipalismo na construção das cidades inclusivas. Também, em paralelo a este debate, decorreu um encontro das cidades envolvidas nas comemorações do V Centenário da Primeira Volta ao Mundo protagonizada por Fernão de Magalhães.
A sessão de abertura contou com a presença de D. Felipe VI, Rei de Espanha e de representantes de centenas de cidades de todos os continentes, representantes do Governo Espanhol e da Junta da Andaluzia e dezenas de especialistas ligados às universidades e às empresas.