FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 21 Fev 2019

Monção organiza este fim de semana Rali da Lampreia

O Município de Monção, em colaboração com várias entidades, promove, este sábado e domingo, o fim-de-semana gastronómico dedicado à Lampreia do Rio Minho. O objetivo […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O Município de Monção, em colaboração com várias entidades, promove, este sábado e domingo, o fim-de-semana gastronómico dedicado à Lampreia do Rio Minho. O objetivo é divulgar este prato singular com tradição no concelho e dinamizar o setor hoteleiro em época baixa.

Neste fim de semana, trinta e um restaurantes do concelho juntam-se à iniciativa camarária, prometendo confecionar aquele afamado ciclóstomo com tradição, requinte e inovação. O ponto alto do programa será a realização do Rali à Lampreia, prova de perícia automóvel no centro histórico da vila raiana.

Com a presença previsível de meia centena de participantes de Portugal e Espanha, a edição deste ano traz algumas novidades com a primeira prova a realizar-se na noite de sábado. Os motores, que habitualmente se fazem ouvir no domingo, vão “aquecer” mais cedo.

Nessa noite e no almoço de domingo, os restaurantes aderentes estão de portas abertas para receber visitantes e munícipes em mais uma jornada de promoção da Lampreia do Rio Minho e dos produtos vínicos do concelho. O arroz de lampreia é o prato mais comum, contudo, a oferta estende-se a outras formas de confecionar a lampreia.

Além do Rali à Lampreia, a Câmara Municipal de Monção programou, neste fim de semana, um conjunto variado de atividades que funcionem como incentivo para que a localidade raiana seja visitada pelo maior número de pessoas. Em conjunto com animação popular, está previsto o 2º Encontro Clássicos da Lampreia e o IV Rali Gastronómico, ambos no sábado.

Este consiste num circuito pelos bares aderentes à iniciativa, localizados no centro histórico e nas urbanizações envolventes, onde cada um vai apresentar um acepipe de lampreia. O percurso pelos bares é feito no comboio turístico. Em cada consumo, o participante valida o passaporte, recebendo no final uma lembrança.

No domingo, outra novidade da edição deste ano. No Largo da Palma, entre as 10h00 e as 18h00, vão localizar-se as “Boxes Gastronómicas”. Com o apoio da Escola Profissional de Monção, estarão disponíveis iguarias confecionadas à base de lampreia e produtos vínicos da região, com destaque para o vinho Alvarinho.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts