FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 01 Abr 2019

Viana do Castelo vai marcar presença no Fórum Internacional das comunidades inteligentes e sustentáveis

Nos próximos três dias, de 2 a 4 de abril, a agenda dos presidentes de nove autarquias do norte do país vai passar por Braga, […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Nos próximos três dias, de 2 a 4 de abril, a agenda dos presidentes de nove autarquias do norte do país vai passar por Braga, onde os autarcas vão apresentar novas ideias e projetos no sentido de potenciar os respetivos municípios enquanto smart cities, bem como partilhar práticas inteligentes e sustentáveis já implementadas.

Além dos presidentes das autarquias de Vila Nova de Famalicão, Barcelos, Guimarães, Ponte de Lima, Viana do Castelo, Valença, Boticas, Chaves e Montalegre, o evento vai também reunir mais de 20 especialistas nacionais e internacionais em smart cities, que vão dar a conhecer as mais recentes e inovadoras soluções aplicáveis às cidades em sessões temáticas dedicadas a áreas como o ambiente, regeneração urbana, saúde, tecnologia, economia e governança, energia, mobilidade, entre outras.

A iniciativa vai decorrer no âmbito da 5ª edição do FICIS – Fórum Internacional das Comunidades Inteligentes e Sustentáveis, que terá lugar no Museu D. Diogo de Sousa.

“O FICIS é o primeiro grande evento sobre cidades inteligentes a surgir em Portugal. Nasceu em Braga, pela sociedade civil e para a sociedade civil, e tal como em todas as edições anteriores, o acesso ao público será inteiramente gratuito, algo inédito num evento desta dimensão”, destaca Ana Fragata, diretora executiva do FICIS, sublinhando que “o FICIS aconteceria facilmente em Lisboa ou no Porto, mas quisemos mantê-lo sempre no Minho e em Braga, para reforçar a dinâmica e capacidade inovadora de uma região que tem projetos ambiciosos”.

Agendada para amanhã, 2 de abril, às 09h30, a sessão de abertura do FICIS 2019 contará com as participações de José Gomes Mendes, Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, e de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts