FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 28 Mai 2019

Augusto Canário à Desgarrada com elas

Enquanto Cantador ao Desafio, tendo como preocupação maior a preservação, manutenção e valorização desta ancestral prática de música tradicional, os Cantares ao Desafio, Augusto Canário, […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Enquanto Cantador ao Desafio, tendo como preocupação maior a preservação, manutenção e valorização desta ancestral prática de música tradicional, os Cantares ao Desafio, Augusto Canário, que sempre teve “uma grande consideração pelo papel das mulheres enquanto cantadeiras”, gravou com elas um CD que já se encontra disponível no mercado português.

Dando corpo a um projeto de registo, gravação, edição e divulgação de cantares ao desafio, com cantadores e cantadeiras de várias regiões e idades, este novo cd do artista de Viana do Castelo é dedicado às cantadeiras. São treze cantadeiras e treze as desgarradas que compõem este novo trabalho. Cristiana Sá, Adília de Arouca, Cláuida Martins, Naty Vieira, Vanessa Teixeira, Maria Celeste, Diana Fraga, Marta Azevedo, Liliana Oliveira, Carminda dos Arcos, Catarina Campo, Irene de Gaia e de Cátia Pereira.

Para além do aspeto brejeiro, tão do gosto popular, especialmente na região de Entre-Douro-e-Minho, as mulheres conferem ao cantar uma graça, uma frescura e momentos de picardia, completamente únicos e encantadores, na generalidade dos casos.

Sendo uma prática, em tempos mal vista pelas comunidades rurais, onde a prática do cantar ao desafio era mais usual, assistimos hoje a um considerável aumento de mulheres, jovens e de mais idade, a cantar ao desafio e/ou à desgarrada.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts