A proximidade ao consumidor, um dos princípios que a DECO, Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, tem desde a sua criação, em 1974, alargou os seus serviços a todo o país e criou 7 delegações regionais. A DECO Minho é uma delas, mas não se limita a ficar pelo espaço físico.
A DECO Minho pretende chegar mais perto dos cidadãos portugueses e nesse sentido estabeleceu um protocolo de colaboração com a Junta de Freguesia de Chafé.
Este protocolo entra em vigor dia 5 de junho e prevê a deslocação de um jurista da Associação à sede da Junta de Freguesia na primeira quarta-feira de cada mês, entre as 10h00 e as 17h00, para efetuar atendimento gratuito a todos os cidadãos da Freguesia. Os moradores de Chafé poderão assim ver as suas dúvidas e problemas relacionados com o direito de consumo resolvidos pelo Gabinete de Apoio ao Consumidor, podendo, também em caso de vivência de problemas financeiros, solicitar apoio ao Gabinete de Proteção Financeira.
Este protocolo prevê ainda a realização de workshops abertos a toda a comunidade com os mais diversos temas de interesse na área dos direitos de consumo.