O eurodeputado do CDS, Nuno Melo, iniciou, esta segunda-feira, o arranque da campanha oficial para as europeias com limpeza da praia do Coral, em Viana do Castelo.
Num ato simbólico e, após visita até Ponte de Lima, o eurodeputado e a sua comitiva andaram cerca de meia hora pela praia da capital do Alto Minho para ajudar a limpar o areal.
Nuno Melo até encontrou um pedaço de redes de pesca e falou sobre a proposta do CDS “Plástico Zero”, para reafectar fundos do programa Mar2020, mais restritivo no financiamento de ações para “limpar” redes por exemplo, e que permita alargar o âmbito do programa para “artigo poluentes e limpeza das praias”.
A oportunidade foi também aproveitada para Melo criticar o atraso na execução do Mar2020 – tem a “miserável execução de 20%” – e que “está desadequado à realidade portuguesa”.
No “topo das prioridades” do CDS, prometeu, está o ambiente e as alterações climáticas e por isso propões a reafectação de verbas para a limpeza do mar e das praias.
O eurodeputado e sua comitiva estiveram acompanhados pelo presidente da Concelhia de Viana do Castelo do CDS, Pedro Meira.
Em Ponte de Lima, Nuno Melo ofereceu panfletos do CDS e canetas e adiantou querer eleger dois eurodeputados.