FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 21 Mai 2019

“Os primeiros 138 Anos” para comemorar aniversario dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo

Para celebrar o seu aniversário, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo publicou “Os primeiros 138 Anos” de José Salgado. A obra […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Para celebrar o seu aniversário, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo publicou “Os primeiros 138 Anos” de José Salgado.

A obra “Os primeiros 138 anos” reúne um conjunto de aguarelas evocativas à história da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, que nasceu após o incêndio num armazém de enxofre na cidade, datado de 23 de abril de 1881.

Executadas por José Salgado Carvalho, presidente de direção, as aguarelas apresentam a evolução histórica desde o século XIV, contendo imagens da evolução técnica, das diversas viaturas existentes na cooperação (históricas e actuais) e dos acontecimentos mais marcantes como o incêndio de 2005 que ocorreu na Serra de Santa Luzia e que provocou a interrupção das festas da Senhora d’Agonia.

Com coordenação artística do artista plástico Cipriano Oquimiame e revisão de textos do Professor Américo Carneiro, mestres do autor, a obra demonstra fortemente o trabalho de equipa e voluntariado desta associação que conta hoje com 35 profissionais e 95 bombeiros voluntários.

A apresentação da obra foi inserida nas cerimónias evocativas do 138º aniversário da associação e contou com um salão nobre repleto. Entidades públicas e associativas, sócios, amigos e familiares apoiaram a iniciativa. O livro encontra-se à venda nas instalações dos bombeiros voluntários, revertendo a receita para a mesma associação.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts