Ao longo de duas semanas, entre hoje e 1 de junho, Viana do Castelo acolhe os Encontros Interculturais, que vão promover um conjunto de iniciativas que pretendem estimular a integração de cidadãos estrangeiros que estão a viver no concelho. Este programa visa promover a integração de imigrantes em Viana do Castelo e, por isso, as diferentes ações programadas serão desenvolvidas com a colaboração de imigrantes que residem no concelho.
Assim, hoje, pelas 17h30, o auditório da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) acolhe a Apresentação de um recurso educativo: Migrações e Refugiados, dirigido a professores e educadores.
No dia 21 de maio, pelas 10h00, a Praça da República recebe as comemorações do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, que inclui um ‘flashmob’, exposições e teatro.
A 22 de maio, pelas 10h30, a Escola Básica do Cabedelo recebe a Biblioteca Humana com a presença de um cidadão Nacional de País Terceiro.
A 23 de maio, às 21h30, o auditório da ESE-IPVC recebe a Sessão do Ciclo de Cinema “(Re)Pensar a cidadania no mundo global”, num momento que será comentado por um cidadão Nacional de País Terceiro.
A 25 de maio, a partir das 9h00, a Praça da República recebe o Feirão Intercultural, com mostra gastronómica, artesanato e danças do mundo.
A 27 de maio, às 18h00, a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo é o local que vai receber a Sessão de Esclarecimento: Coesão Social da Câmara Municipal de Viana do Castelo e representante da Segurança Social.
Estes Encontros Interculturais terminam a 1 de junho, no Mercado Municipal de Viana do Castelo, com a iniciativa Oficina Cozinhas do Mundo, que terá como país de destaque a Ucrânia.