O mercado americano é a aposta da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) que, esta sexta-feira, vai realizar em Nova Iorque uma ação promocional dedicada exclusivamente à sub-região de Monção e Melgaço.
A ação dirige-se a jornalistas norte-americanos, nomeadamente ligados a meios digitais influentes, e inclui um almoço de harmonização com vinhos da sub-região dos produtores Adega Cooperativa e Regional de Monção, PROVAM e Quinta do Soalheiro.
O encontro com a imprensa integra-se no programa “Vinho Verde Wine Experience” que, há três anos, a CVRVV definiu para o mercado norte-americano, principal destinado das exportações de vinho verde.
Os Estados Unidos são “um mercado estratégico para a Região dos Vinhos Verdes tendo representado, em 2018, 5,1 milhões de litros vendidos e 13,3 milhões de euros, “o equivalente a 20 por cento das exportações de vinho verde.
Monção e Melgaço distinguem-se na Região pela forte produção de vinho alvarinho, sendo os dois municípios considerados o “território berço” da casta.