FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 26 Jun 2019

Esperados milhares de fiéis na peregrinação a Santa Luzia

Milhares de fiéis são esperados, no domingo, na peregrinação ao Sagrado Coração de Jesus, entre o centro da cidade de Viana do Castelo e o […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Milhares de fiéis são esperados, no domingo, na peregrinação ao Sagrado Coração de Jesus, entre o centro da cidade de Viana do Castelo e o Templo Monumento de Santa Luzia, cumprindo-se uma tradição com mais de 100 anos.

O percurso, com cerca de cinco quilómetros, começa no jardim Dom Fernando, junto ao Colégio do Minho no centro da cidade até ao santuário situado no cimo do monte de Santa Luzia.

A tradição, organizada em conjunto pela Confraria de Santa Luzia e pela Diocese de Viana do Castelo, realiza-se desde 1918, no ultimo fim de semana de junho. Tem a sua origem num voto formulado pela população da cidade rogando proteção à epidemia pneumónica que na altura provocava muitos mortos na região.

Na cidade de Viana do Castelo realizou-se uma procissão, a 10 de novembro, onde se prometeu subir ao monte de Santa Luzia e fazer a consagração à imagem do Sagrado Coração de Jesus aí presente, se a peste parasse. Tal facto acabou por registar-se e, por isso, a promessa teve de ser cumprida. Impedidos de o fazer em 1919 e 1920, só no ano de 1921 a promessa foi cumprida e repetida todos os anos.

O percurso parte às 09h00 de domingo e termina após a eucaristia que decorrerá no anfiteatro do jardim das Tílias, com capacidade para acolher cerca de 700 pessoas sentadas, presidida pelo bispo diocesano de Viana do Castelo, D. Anacleto de Oliveira.

A peregrinação até ao santuário de Santa Luzia faz-se por um percurso sinuoso de acentuado declive, que leva cerca de duas horas a percorrer a pé. Há quem decida cumprir a promessa subindo os 742 degraus do escadório que liga a cidade ao monte.

Reza a tradição que, no final das cerimónias religiosas, os peregrinos almocem em família, distribuídos nos inúmeros espaços verdes espalhados pela envolvente ao santuário.

A peregrinação diocesana reúne crentes de todas as freguesias do concelho e de outros pontos do país.

O programa detalhado da Peregrinação deste ano, que se realiza no próximo domingo dia 30 de junho, é o seguinte:

Sexta-feira, dia 28 de junho, Dia Mundial de Oração pelos Sacerdotes:
10h00: Encontro de Oração, Reflexão e Convívio para os Sacerdotes de toda a Diocese, com a presença da Irmã ngela Coelho que abordará o tema: “Lúcia, Francisco e Jacinta. Vidas que interpelam o nosso Ministério Sacerdotal” (Inscrições na Cúria Diocesana);
14h00: Encontro Diocesano do Apostolado da Oração;
16h00: Eucaristia presidida pelo Bispo Diocesano no Templo.

Domingo, dia 30 de junho, Peregrinação:
09h00: Saída da Peregrinação (Rua de São Tiago, junto ao Colégio do Minho);
11h00: Eucaristia da Peregrinação, no Parque das Tílias, presidida pelo Bispo Diocesano;
15h00: Adoração ao Santíssimo Sacramento;
16h00: Eucaristia no Templo.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts