O padre Vasco Gonçalves manifestou-se hoje “muito feliz” pela recuperação, pela Polícia Judiciária, do relicário com os restos mortais de Frei Bartolomeu dos Mártires, roubado na terça-feira da Igreja de São Domingos, no centro de Viana do Castelo. O pároco diz que foi recuperada a “pérola” da Paróquia de Monserrate.
“Costumo dizer aos paroquianos que o relicário de Frei Bartolomeu dos Mártires é a nossa pérola. O nosso tesouro é o túmulo com os restos mortais de Frei Bartolomeu dos Mártires que se encontra na Igreja de São Domingos”, afirmou.
Vasco Gonçalves disse que o relicário vai voltar a ficar exposto na igreja de São Domingos, mas de “uma forma mais segura”.
“É uma peça de culto religioso que tem de ficar exposta para veneração dos fiéis, mas vamos ter de encontrar formas mais seguras para proteger a relíquia”, afirmou Vasco Gonçalves.
Em comunicado, hoje a PJ de Braga adiantou que a peça de arte sacra “subtraída e já recuperada continha uma vértebra que se reputa pertencer ao arcebispo frei Bartolomeu dos Mártires, relíquia considerada de grande valor sentimental e objeto de grande devoção religiosa na diocese de Viana do Castelo”.
A PJ deteve um homem, de 25 anos, “presumível autor de um furto qualificado de obra arte sacra” que vai ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas”.