FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 21 Jun 2019

Paredes de Coura celebra o Solstício de Verão, o dia mais longo do ano

Este sábado, dia 22 de junho, a partir das 18h00, centenas de pessoas sobem ao monte da Cividade em Cossourado, em Paredes de Coura, para […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Este sábado, dia 22 de junho, a partir das 18h00, centenas de pessoas sobem ao monte da Cividade em Cossourado, em Paredes de Coura, para juntos celebrarem o Solstício de Verão, o dia mais longo do ano.

Não faltarão rituais ao pôr-do-sol, queimada à meia-noite, cuspidores de fogo, malabares, peças de teatro, música celta, gaitas de foles e bombos, recriando tempos idos no Povoado Fortificado de Cossourado, um povoado que remonta à idade do ferro e em cujo território todos os anos se festeja a união do Pai Sol e da Mãe Terra.

Promovido pela Associação A Cividade, em colaboração com o Município de Paredes de Coura, esta celebração do Solstício de Verão acontece todos os anos no sábado mais próximo do dia do solstício, no Povoado Fortificado de Cossourado.

Ao fim da tarde o cenário está pronto para começar a receber os convivas. Os petiscos e bebidas combinam saborosamente com aquele ambiente natural. A festa prolonga-se enquanto houver convivas até ao nascer de um novo dia, celebrando a vida e saudando a entrada num novo verão.

O Solstício de Verão ocorrerá esa sexta-feira, dia 21 de junho de 2019 às 16h54min, marcando o início da estação no hemisfério norte (a mais quente apesar da Terra vir a estar o mais longe do sol a 4 de Julho). O sol neste dia de solstício estará o mais alto possível no céu em Portugal e aquando da sua passagem meridiana atingirá a altura máxima de 75° .

A 21 de junho de 2019 o disco solar nascerá às 06:11:44 horas e pôr-se-á às 21:04:51 horas em Portugal continental.

A duração do dia será de 14:53:07 horas, o que é apenas 1 segundo a mais do que no dia seguinte.

O Verão prolonga-se por 93,66 dias até ao próximo Equinócio, a 23 de Setembro de 2019.

A palavra de origem latina (Solstitium) associa-se ao facto do Sol travar o movimento diário de afastamento ao plano equatorial e “estacionar” ao atingir a sua posição mais alta ou mais baixa no céu local.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts