Vai realizar-se nos próximos dias 5, 6, 7 e 8 de agosto na freguesia de Pias, em Monção a Semana Gastronómica do Emigrante. Trata-se do mais recente certame do concelho, promovida pela Junta de Freguesia de Pias inteiramente dedicada aos emigrantes.
A iniciativa vai proporcionar um encontro com a gastronomia portuguesa, com as tradições locais e com a cultura da nossa terra. O evento decorre na freguesia de Pias, no campo de futebol, numa tenda com capacidade para meio milhar de pessoas. A Semana Gastronómica do Emigrante disponibiliza, no espaço exterior, stands de vinho, fumeiro e artesanato.
“É uma forma de homenagear e acarinhar os nossos emigrantes que visitam a sua terra e que não tem oportunidade de estar presentes noutros eventos realizados no concelho durante o ano. Foram os emigrantes que nos pediram para organizar uma festa destas nesta altura. Vamos assim proporcionar a todos um encontro com a gastronomia portuguesa, com as nossas tradições, com a cultura e com a musica”, adiantou Agostinho Correia, da organização à Rádio Geice.
Agostinho Correia, espera “servir 400 refeições em cada um dos dias do evento”. O espaço exterior será dedicado aos vários produtores vitivinícolas do concelho, fumeiro e artesanato.
Em cada dia, um prato diferente: Cozido à portuguesa (dia 5), leitão (dia 6), sardinha assada e caldo verde (dia 7) e a tradicional Foda à Moda de Monção (dia 8).
A juntar a estes pratos, o recinto vai encher-se com animação musical para todos os gostos. A festa vai contar com folclore e concertinas, mas também música atual.
A I Semana Gastronómica do Emigrante realiza-se entre 5 e 8 de agosto de 2019.