FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 22 Jul 2019

Ministro da Educação visitou estádio do SC Vianense

No âmbito da candidatura do Sport Clube Vianense ao Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (PRID), medida do Instituto Português do Desporto e Juventude, que […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

No âmbito da candidatura do Sport Clube Vianense ao Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (PRID), medida do Instituto Português do Desporto e Juventude, que tem como prioridade promover a modernização e reabilitação do parque desportivo dos Clubes e das Associações de Base Local, e em que o Clube terá um financiamento de 40 000 € para aquele fim, realizou-se esta segunda-feira de manhã, no Estádio Dr. José de Matos, a assinatura do respetivo protocolo, com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que também visitou as instalações do clube centenário.

Durante a cerimónia o governante salientou a importância deste programa.

“Este programa, o PRID, Programa de Reabilitação de Infraestruturas Desportivas, tem uma importância semilar para mudar o panorama do que são as nossas infraestruturas desportivas de base local em Portugal. Nós em 2016 identificámos que não havia nenhum programa há quase duas décadas para financiamento de infraestruturas desportivas através de fundos do Orçamento de Estado, e então o que decidimos fazer foi alocar verbas do Orçamento de Estado. No total destas três edições já foram 4,5 milhões de euros, que alvancádos por financiamento suplementar chega a cerca de 14 milhões de euros. Permitiu nos dois primeiros anos a intervenção em cerca de duzentas infraestruturas de base local, clubes de futebol, clubes de tiro, clubes de pesca, clubes de canoagem e das mais diversas modalidades. Este ano de 2019 são mais 100 intervenções, um pouco por todo o país, que faz com que muitas destas infraestruturas, que sabemos que fazem um trabalho absolutamente central na formação dos jovens, na formação desportiva, no combate à inactividade física, no que é o desporto de recreação e de ócio, mas também na aproximação à alta competição e por isso é muito importante fazer este trabalho de proximidade com os clubes, para darmos uma resposta efetiva às necessidade e vicissitudes de tantas infraestruturas que há tantos e tantos anos não eram requalificadas.”

“O Ministério da Educação através do IPDJ dá o financiamento fundacional digamos assim, para lançar as bases para que depois outros atores de base local possam suplementar esse financiamento.”

Representando uma subida face às edições anteriores, mais cem infraestruturas desportivas serão requalificadas ao abrigo deste programa nacional que, pelo terceiro ano consecutivo, vê também a sua verba aumentada. Assim, neste ano de 2019, o Governo disponibiliza para o efeito cerca de 2 milhões de euros, os quais poderão ser majorados, num investimento global de 7,5 milhões de euros.

O Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas foi lançado pelo Governo, dada a inexistência de planos/fontes de financiamento destinadas à requalificação de infraestruturas desportivas, bem como a inexistência de fundos comunitários aos quais clubes e associações se possam candidatar, no atual quadro.

As despesas elegíveis no âmbito do PRID abrangem intervenções diversificadas relacionadas com a renovação, reabilitação e conservação de instalações dos clubes.

As três edições do PRID envolvem a reabilitação de cerca de três centenas de infraestruturas desportivas, num investimento global de 13,5 milhões de euros, financiando o Governo, através do IPDJ, mais de 4,5 milhões de euros.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts