João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Transição Energética, esteve hoje, na inauguração da construção da ponte pedonal e ciclável sobre o Neiva, que liga Viana do Castelo e Esposende.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, salientou que esta obra demonstra “as pontes de amizade e cooperação entre os municípios de Viana do Castelo e Esposende”, sendo este um projeto “abrangente, bem conseguido, e que deixa uma marca indelével na cooperação intermunicipal”.
A empreitada de construção de infraestruturas verdes para valorização e visitação do estuário do rio Neiva incluiu a requalificação da margem esquerda do rio Neiva e a construção da nova ponte. Este projeto, segundo o Ministro do Ambiente, tem uma grande beleza estética afirmando que “valeu a pena fazer esta ponte assim tão bonita porque encerra em si o valor imaterial que representa”.
Estas intervenções estão inseridas no projeto da Polis Litoral Norte que contempla a criação da Ecovia do Litoral Norte. O corredor verde projetado ao longo de 73 quilómetros de linha de costa dos concelhos de Caminha, Viana do Castelo e Esposende promove a mobilidade sustentável como forma de vivência da zona costeira e estuarina.
O investimento por parte da Polis Litoral Norte foi próximo de 1 milhão de euros e contou com o financiamento comunitário do Programa NORTE 2020.