FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 08 Ago 2019

Construção do Templo Monumento de Santa Luzia é o tema do Cortejo da Romaria d`Agonia

A construção do Templo Monumento do Sagrado Coração de Jesus, no monte de Santa Luzia, vai este ano, ser o tema principal do cortejo histórico […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A construção do Templo Monumento do Sagrado Coração de Jesus, no monte de Santa Luzia, vai este ano, ser o tema principal do cortejo histórico e etnográfico da Romaria d`Agonia.

Projetado pelo arquiteto Ventura Terra, o templo de Santa Luzia, cuja construção decorreu entre 1904 e 1959, é hoje um ex-líbris de Viana do Castelo.

A componente histórica do cortejo incluirá ainda um “apontamento” sobre a vida do frade e beato português Bartolomeu dos Mártires, cuja canonização foi anunciada, em julho, pelo Papa Francisco.

Bartolomeu dos Mártires (nascido Bartolomeu Fernandes) nasceu em Lisboa em 03 de maio de 1514 e faleceu em Viana do Castelo em 16 de julho de 1590. O beato está sepultado no convento de São Domingos, que mandou construir em plena ribeira de Viana do Castelo.

No total, o cortejo incluiu 144 quadros, integra 30 carros alegóricos e mais de 3.000 figurantes, percorrendo 2.300 metros pelas principais artérias da capital do Alto Minho, demorando praticamente três horas.

Em 2019, as festas decorrem de 16 a 20 de agosto, com um orçamento de 599.686 euros.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts