FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 23 Ago 2019

Escola de Barroselas cria associação para professores aposentados auxiliarem alunos carenciados

Uma campanha da Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) aberta a 4.000 jovens de todo o país originou projetos de associativismo e voluntariado envolvendo professores […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Uma campanha da Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) aberta a 4.000 jovens de todo o país originou projetos de associativismo e voluntariado envolvendo professores aposentados, reutilização de tecnologia obsoleta e promoção do emprego.

Um desses projetos é o da futura Associação Juvenil Pa’Ideia, idealizada em Viana do Castelo, na Escola Básica e Secundária de Barroselas, que se destina entre outros, a criar um banco de professores aposentados que se voluntariem para assegurar explicações gratuitas a estudantes que, embora com dificuldades de aprendizagem em determinadas disciplinas, não têm recursos financeiros para contratar apoio especializado.

“O nosso projeto de criação de uma associação juvenil, tem como objetivo desenvolver para além de workshops dos mais variados temas, como igualdade de género, direitos humanos, ambiente, etc., mas também criar um centro de explicações completamente gratuito, que funcionaria através de um banco de horas voluntário. Estaria também disponível um gabinete de psicólogos para auxiliar os jovens associados principalmente na sua orientação vocacional.
Achamos esta projeto necessário, pois no nosso meio os centros de explicações não são acessíveis para qualquer aluno. Neste momento a associação está a ser criada, com a incansável ajuda da FNAJ”, explicou à Rádio Geice, Pedro Tilheiro Moreira, um dos autores do projeto.

Em causa está o concurso “Vamos criar uma associação juvenil”, que, apresentado em mais de 40 escolas do país, apelou para o envolvimento de estudantes do 9.º ao 12º anos em ações de cidadania e voluntariado, levando-os a conceberem projetos originais para problemas concretos das suas comunidades.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts