FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 30 Ago 2019

Estão a chegar as Feiras Novas

Com o lema “Feiras Novas são romaria de noite e de dia”, as festas de Ponte de Lima, que vão decorrer de 4 a 9 […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Com o lema “Feiras Novas são romaria de noite e de dia”, as festas de Ponte de Lima, que vão decorrer de 4 a 9 de setembro, arrancam com as tradicionais rusgas do Alto Minho, um dos pontos altos do programa.

Naquele dia, a arruada de concertinas que dá o tiro de partida para quatro dias de festa começa pelas 21h30, na Alameda de São João rumo ao Largo de Camões, em pleno centro histórico, percorrendo as várias ruas e tasquinhas da vila mais antiga de Portugal.

O evento que antecede o arranque oficial das Feiras Novas dura “até ao amanhecer”, juntando cantadores e tocadores, mas também muitos outros que se vão juntando à festa de uma forma espontânea.

A abertura “solene” da romaria vai ser este ano marcada por “um espetáculo multimédia que realçará a beleza da ponte medieval de Ponte de Lima, seguido da iluminação da vila”.

Os cantares ao desafio voltam a marcar presença no dia 6 de setembro, no recinto da Expolima, com a participação esperada de cerca de 900 tocadores de concertinas e cantadores ao desafio de todo o país.

Os tradicionais cortejos – etnográfico, que se realiza na tarde do dia 7 de setembro, e histórico, no dia 8 – são outros dos pontos altos da festa. A feira do gado e os concursos pecuários são também números obrigatórios da festa que tem um sítio na Internet e uma aplicação móvel, na qual está disponível toda a informação sobre as festas, ofertas de alojamento e restauração, entre outras.

O ribombar dos bombos, grupos de Zés Pereiras, gaiteiros, concertos de bandas de música, fado, folclore, tocatas, fogo-de-artifício, uma corrida de garranos e uma tourada completam o programa da festa anual de Ponte de Lima.

O espetáculo tauromáquico, que se realiza desde 1826, decorrerá no dia 8 de setembro, a partir das 18h00, no recinto da Expolima, com os cavaleiros Rui Salvador, Filipe Gonçalves e Marcos Bastilhas e os forcados amadores de Santarém, Ramo Grande dos Açores. Serão lidados seis toiros da Ganadaria São Martinho, ao ritmo da Banda de Música de Ponte de Lima.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts