FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 22 Ago 2019

Festa de São Mamede em Areosa começa amanhã

As festas de São Mamede ou Festa do Mel, assim conhecida por ter sido iniciada pelos apicultores de Areosa em Viana do Castelo, celebra-se mais […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

As festas de São Mamede ou Festa do Mel, assim conhecida por ter sido iniciada pelos apicultores de Areosa em Viana do Castelo, celebra-se mais um ano junto à pequena capela, no alto do monte com o mesmo nome, atraindo, ano após ano, milhares de pessoas. Este ano, a tradicional festividade minhota vai decorrer entre 23 e 25 de agosto.

A boa gastronomia da região é uma das razões da forte afluência de visitantes. A organização, apontando, como exemplo, o arroz de sarrabulho à moda de São Mamede e os famosos lamparões ou lapas grelhadas, ou com molho verde.

As fêveras de cavalos garranos, criados em liberdade nos montes daquela freguesia de Viana do Castelo, a broa de mel e o arroz doce são também outras iguarias típicas daquela romaria, uma das mais típicas do pais.

Alem das iguarias gastronómicas referidas, na Festa de São Mamede não pode faltar o famoso “chiripiti”. Trata-se de uma mistura de mel, produzido naquela serra, com bagaço, bebida servida quente e muito apreciada pelos romeiros.

Para além da gastronomia do Alto Minho, também a animação faz parte da festa. O humorista, Fernando Rocha, o artista Johnny Abreu, o grupo vianense Arco Íris, Dj`s, uma super Festa da Espuma, um festival internacional de folclore, atividades desportivas, a tradicional corrida de garranos em torno da capela de São Mamede, a procissão em honra do padroeiro e a missão de bênção do gado são outros dos pontos altos do programa das festividade em honra de São Mamede, que se vão realizar de 23 a 25 de agosto.

A festa do Mel foi iniciada pelos apicultores da freguesia de Areosa que se reuniam junto à capela de São Mamede para vender o mel que produziam.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts